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dc.creatorMelo, Cristiane Maria Paiva de
dc.date.accessioned2017-01-27T12:02:31Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:13:33Z
dc.date.available2020-05-28T18:13:33Z
dc.date.issued2016-08-10
dc.identifier.citationMELO, Cristiane Maria Paiva de. Uma leitura do mito da nacionalidade em Eurico, o presbítero. 2016. 136 f. Dissertação( Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25468
dc.description.abstractNew authors, new novels and new thoughts can make the novels of the nineteenth century seem outdated. However, when we speak of myth, we understand that this is completely timeless, present since the beginning of time, the Universe's creation to the present time. This research aims to contribute to the various ways that the study of the myth may have for the various ways the hero can be represented and what is its connection with the reader of this work. In our research, we understand the importance of Eurico, o presbítero of Alexandre Herculano in modernity and which paths led the author to write a book to tell the struggle of a people for freedom of their nation. For this, we seek historical sources of the creator of the novel in his own Booklets and his History of Portugal. Our methodology was based on critical works. We began our work with the context of the historical moment in which the novel was created, which are the social, political and economic (Saraiva and Lopes, Arnold Hauser); the historical moment in which the novel is narrated (Jacques Le Goff, Andrew Perry and Edward Gibbon); in the study of Romanticism (José Augusto França, Alberto Ferreira) and for the study of myth, we first made its context, then analyzed the symbols present in the work and their meanings, the characteristics of the hero, his journey, threshold and return (Joseph Campbell and Mircea Eliade). We therefore defend that the author in addition to write a story that was the first in its style of Romanticism in Portugal also aimed to not only be a guardian of memory, but also to encourage the creation of a new Portuguese identity.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectEuricopor
dc.subjectromantismopor
dc.subjectHerculanopor
dc.subjectmitopor
dc.subjectnacionalidadepor
dc.titleUma leitura do mito da nacionalidade em Eurico, o presbíteropor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Comunicação e Letras (CCL)por
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.resumoNovos autores, novos romances e novos pensamentos podem fazer com que os romances do século XIX pareçam ultrapassados. Entretanto, ao falarmos de mito, entendemos que este é completamente atemporal, estando presente desde o início dos tempos, da criação do Universo até o momento presente. Esta pesquisa visa contribuir para os mais diversos caminhos que o estudo do mito pode ter, para as diversas formas que o herói pode ser representado e qual é a sua ligação com o leitor desta obra. Em nossa pesquisa, buscamos compreender a importância da obra Eurico, o presbítero de Alexandre Herculano na modernidade e quais caminhos levaram o autor para compor um livro que contasse a luta de um povo pela liberdade de sua nação. Para isso, buscamos fontes históricas do próprio criador da obra em seus Opúsculos e na sua História de Portugal. Nossa metodologia baseou-se em obras críticas. Iniciamos nosso trabalho com a contextualização do momento histórico em que a obra foi criada, sendo estes o social, político e econômico (Saraiva e Lopes, Arnold Hauser); no momento histórico em que a obra é narrada (Jacques Le Goff, Andrew Perry e Edward Gibbon); no estudo do Romantismo (José Augusto França, Alberto Ferreira) e para o estudo do mito, primeiramente fizemos sua contextualização, em seguida, analisamos os símbolos presentes na obra e seus significados, as características do herói, sua jornada, limiar e retorno (Joseph Campbell e Mircea Eliade). Defendemos, portanto, que o autor além que escrever uma história que foi marco do Romantismo em Portugal, tinha ainda como objetivo não apenas ser um guardião da memória, mas também de incentivar a criação de uma nova identidade portuguesa.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7730548276142695por
dc.contributor.advisor1Santos, Elaine Cristina Prado dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4458112055578708por
dc.contributor.referee1Bridi, Marlise Vaz
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4486189642933939por
dc.contributor.referee2Ceschin, Osvaldo Humberto Leonardi
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4115803532513906por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/12836/Cristiane%20Maria%20Paiva%20de%20Melo.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2982/5/Cristiane%20Maria%20Paiva%20de%20Melo.pdf
dc.keywordsEuricoeng
dc.keywordsromanticismeng
dc.keywordsHerculanoeng
dc.keywordsmytheng
dc.keywordsnationalityeng


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