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dc.creatorCândido, Eunicéa de Oliveira Soutopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:46:53Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:13:23Z
dc.date.available2009-09-23pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:13:23Z
dc.date.issued2009-08-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25412
dc.description.abstractRepresenting a reality is not simply to report facts or actions, but also to consider how they are narrated. It can be perceived by the narrator´s voice and in other voices that are part of the speech social, cultural and ideological marks which express a world view. From this thought on, this study intends to observe the used strategies of building the sense, in tales by Lygia Fagundes Telles, for the representation of the female figure. In order to do that, we will go through Lygia´s work in a very succinct way trying to identify how she works the woman´s thematic, as well as its work´s own characteristics. Later on we will analyze the following tales Leontina´s confession , Mr Director and the Mass of the Rooster which main characters have a troubled relationship with their own interiority. In the analysis of the tales we will use as a theoretical basis Bakhtin´s idea about dialogism and cronotopo.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectfigura femininapor
dc.subjectplurilinguismopor
dc.subjectcronotopopor
dc.subjectcontopor
dc.subjectfemale figureeng
dc.subjectplurilinguismeng
dc.subjectcronotopoeng
dc.subjecttaleeng
dc.titleA figura feminina em contos de Lygia Fagundes Tellespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.description.resumoRepresentar uma realidade não é simplesmente relatar acontecimentos ou ações, mas também considerar a forma como são narrados. Percebe-se na voz do narrador e em outras vozes que também compõem o discurso marcas sociais, culturais e ideológicas, que expressam uma visão de mundo. Partindo desse pensamento, este estudo pretende observar as estratégias de construção do sentido utilizadas, em contos de Lygia Fagundes Telles, para a representação da figura feminina. Para tal, percorremos, de forma sucinta, a obra de Lygia procurando identificar a maneira como trabalha a temática da mulher, bem como as características próprias de sua obra. Em seguida, analisamos os contos A confissão de Leontina , Senhor Diretor e Missa do Galo , cujas protagonistas têm uma relaçao conturbada com sua interioridade. Na análise dos contos utilizamos como base teórica as idéias de Bakhtin sobre dialogismo e cronotopo.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6518389707245744por
dc.contributor.advisor1Pereira, Helena Bonito Coutopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9240687015870539por
dc.contributor.referee1Alvarez, Aurora Gedra Ruizpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6477705977816776por
dc.contributor.referee2Passos, Cleusa Rios Pinheiropt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112082005077236por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4517/Eunicea%20de%20Oliveira%20Souto%20Candido.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2294/1/Eunicea%20de%20Oliveira%20Souto%20Candido.pdf


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