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dc.creatorOliveira, Marília Maira Brisolla dept_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:46:28Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:13:12Z
dc.date.available2016-01-28pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:13:12Z
dc.date.issued2015-08-06pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marília Maira Brisolla de. Leitura e ensino: Percurso na história e aspectos das práticas. 2015. 127 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25344
dc.description.abstractMuch has been studied about the issues surrounding the teaching of reading at school, especially within the Portuguese classes. This consideration is the result of many results system assessments such as PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), which feature the gap in reading proficiency. Motivated by the critical situation of the current public education, in a general way, this study proposes to make a historical research on the teaching of reading in Brazil from the perspective of the discipline of Portuguese Language within the historical period of the 1960s to the end 1990s, using the textbook as its historical document. For this, we constructed the chapters within the three principles of Koener (KOERNER 1995 apud BATISTA, 2013, p. 75): contextualization, immanence and adequacy. The first one refers to the historical context in which the Portuguese language course and the textbook were inserted; the second discusses the process in which the linguistic sciences were developed in Brazil and the influence they had exerted on the teaching of reading; the latter aims to analyze the textbooks in their time context, considering both the historical context and the current scientific development. So the purpose of this research is to assess how the process of reading instruction has been developing over these four decades that were marked by the democratization of education. In the collation of the textbooks analyzed, it can be observed that the reading teaching practices that were adopted by each material were gradually shaped by the cultural context of the society of the time, trying to establish a growing dialogue with the social environment.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino da leiturapor
dc.subjectlinguagempor
dc.subjectlivro didáticopor
dc.subjecttextopor
dc.subjectreading educationeng
dc.subjectlanguageeng
dc.subjecttextbookeng
dc.subjecttexteng
dc.titleLeitura e ensino: Percurso na história e aspectos das práticaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.description.resumoMuito tem se estudado acerca das questões que envolvem ensino da leitura no espaço escolar, especialmente dentro das aulas de Língua Portuguesa. Tal reflexão é produto de inúmeros resultados de avaliações do sistema, como o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), que apresentam a defasagem na proficiência em leitura. Motivado pelo quadro crítico em que a educação pública se encontra, de maneira genérica, este trabalho se propôs a fazer uma pesquisa historiográfica sobre o ensino da leitura no Brasil sob a ótica da disciplina Língua Portuguesa dentro do recorte histórico da década de 1960 até o final da década de 1990, utilizando como documento histórico o livro didático. Para isso, construímos os capítulos dentro dos três princípios de Koener (KOERNER, 1995 apud BATISTA, 2013, p.75): contextualização, imanência e adequação. O primeiro faz referência ao contexto histórico em que a disciplina Língua Portuguesa e o livro didático estavam inseridos; o segundo procura analisar o processo em que as ciências linguísticas se desenvolveram no Brasil e a influência que elas exerceriam no ensino da leitura; o último propõe discutir as obras didáticas dentro do seu recorte temporal, considerando tanto o contexto histórico quanto o desenvolvimento científico vigente. Assim, o propósito desta pesquisa é avaliar como o processo do ensino da leitura foi se desenvolvendo ao longo dessas quatro décadas, marcadas pela democratização da educação. No cotejo dos livros didáticos analisados, pode-se observar que as práticas relacionadas ao ensino da leitura adotadas em cada material foram se moldando gradualmente ao contexto cultural em que sociedade se encontrava, procurando estabelecer um diálogo cada vez maior com o meio social.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2961146935661537por
dc.contributor.advisor1Batista, Ronaldo de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4540894174449403por
dc.contributor.referee1Tocaia, Luciano Magnonipt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2993730142968894por
dc.contributor.referee2Boldarine, Rosaria de Fatimapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1143372064747834por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4205/Marilia%20Maira%20Brisolla.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2212/1/Marilia%20Maira%20Brisolla.pdf


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