A interculturalidade e os programas de mobilidade estudantil: uma amostragem com participantes do AFS Intercultural Programs

View/ Open
Date
2015-02-06Author
Rudolf, Lilian
Advisor
Hanna, Vera Lúcia Harabagi
Referee
Guimarães, Alexandre Huady Torres
Referee
Casagrande, Nancy dos Santos
Metadata
Show full item recordAbstract
O presente trabalho se filia à linha de pesquisa de aprendizado de línguas estrangeiras, com foco na língua inglesa e no papel da interculturalidade nos programas de mobilidade estudantil, destacando o programa de High School (Ensino Médio) oferecido pela Organização sem fins lucrativos AFS Intercultural Programs (antigo American Fields Service) sediada nos Estados Unidos da América.
O objetivo principal do estudo é o de compreendermos a experiência da interculturalidade adquirida num programa de intercâmbio, no país receptor, em que o intercambista conviverá com uma família nativa, frequentará uma escola da comunidade, estudará disciplinas relacionadas ao Ensino Médio; destacamos
naquele contexto o convívio com uma nova cultura por intermédio da escola, do clube, da família que irá hospedá-lo e das novas amizades que fará. Abrdaremos além dos conceitos de interculturalidade, o binômio língua-cultura, a relação entre língua, cultura e identidade, comunicação intercultural e competência intercultural. Pretendemos examinar o impacto que o programa de intercâmbio exerce na vida dos participantes ao regressar ao país de origem, o Brasil, na escolha da profissão, no mercado de trabalho, no que se refere a questões pessoais, acadêmicas e profissionais tanto quanto em itens como amadurecimento, tolerância, liderança, respeito, independência, organização, bagagem cultural e desenvolvimento da competência intercultural.
O referencial teórico que dá suporte ao estudo concentra-se em conceitos essenciais para o trabalho relacionados à língua, cultura, identidade, comunicação intercultural e competência intercultural além de mobilidade estudantil. Estudiosos como: Kramsch, Hall, Byram, Fleming, Valdes, Signorini, Laraia, Hertsgaard, Nye Júnior, Hanna, Chauí, entre outros. Para atingirmos nossos resultados faremos uma pesquisa que será elaborada a partir de um questionário aplicado a um grupo de estudantes do AFS Intercultural Programs de diversas regiões do Brasil que realizou o intercâmbio nos Estados Unidos em diferentes épocas. O questionário será respondido por meio de e-mails contendo questões de múltipla escolha, com exceção das três últimas questões abertas. This work joins the learning line of research of foreign languages, focusing on English language and the role of interculturalism in the student mobility programs, highlighting the high school program (High School) offered by non-profit organization AFS Intercultural Programs (formerly American Fields Service) based in the United States of America .
The main objective of the study is to understand the experience of intercultural acquired an exchange program in the host country, in which the exchange student will live with a native family, will attend a community school, study subjects related to High School; highlight that context living with a new culture for school through, club, family that will host him and new friendships that he will make. Discuss beyond intercultural concepts, the binomial language - culture, the relationship between language, culture and identity, intercultural communication and intercultural competence.
The authors examine the impact that the exchange program has on lives of the participants to return to their country of origin, Brazil, in the choice of occupation, in the labor market, in relation to personal, academic and professional issues as well as on items such as maturity, tolerance, leadership, respect, independence, organization, cultural background and development of intercultural competence. The theoretical framework that supports the study focuses on key concepts for language -related work, culture, identity, intercultural communication and intercultural competence as well as student mobility. Scholars such as: Kramsch, Hall, Byram, Fleming, Valdes, Signorini, Laraia, Hertsgaard, Nye Junior, Hanna, Chauí , among others. To achieve our results we'll search to be drawn from a questionnaire administered to a group of AFS Intercultural Programs of students from different regions of Brazil that made the exchange in the United States at different times. The questionnaire will be answered by e-mail containing multiple choice questions , with the exception of the last three open questions.
CNPq Area
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Citation
RUDOLF, Lilian. A interculturalidade e os programas de mobilidade estudantil: uma amostragem com participantes do AFS Intercultural Programs. 2015. 144 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
Collections
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
A publicidade sob a ótica da comunicação intercultural: uma comparação entre o filme publicitário japonês e o brasileiro da Nissin
Mendes, Elaine da Silva (Universidade Presbiteriana MackenzieCentro de Comunicação e Letras (CCL), 2022-06)As diferentes culturas buscam dialogar entre si e esse fenômeno é chamado de Interculturalidade. Tal conceito está relacionado à termos como: identidades culturais, diversidade cultural, ... -
Fronteiras instáveis: inautenticidade intercultural na escola de Foz do Iguaçu
Carvalho, Francione Oliveira (Universidade Presbiteriana MackenzieBREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da Cultura, 2011-12-19)A investigação parte da tese de que a integração cultural presente no imaginário social de Foz do Iguaçu, cidade brasileira de tríplice fronteira localizada no oeste do estado do Paraná, é mais uma construção política ... -
Caminhos da adaptação intercultural na expatriação: uma cartografia simbólica da dignidade de latino-americanos no Brasil
Machado, Michel Mott (Universidade Presbiteriana MackenzieBRAdministraçãoUPMAdministração de Empresas, 2015-05-11)O estudo da dignidade está presente em vários campos das Ciências da Vida, das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas. No campo da Administração, em particular, pesquisas vem sendo realizadas, principalmente, ...