Show simple item record

dc.creatorAlmeida, Etienne Fantini dept_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:45:13Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:12:56Z
dc.date.available2011-11-16pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:12:56Z
dc.date.issued2011-02-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25239
dc.description.abstractThis paper aims to show how to build the discourse of text Presentation of textbooks and the strategies used by authors to achieve their goals before their readers. We chose to analyze the discourse in the texts of Presentation of textbooks in different areas of knowledge and different levels of education recommended by the National Textbook of Primary and Middle School (PNLD / PNLEM - 2009). For the examination of this text, the emphasis has been the Discourse Theory of Semiotics of French origin and developed by Algirdas Julien Greimas. We chose the semiotic study due to the fact that semiotic theory and method proposed to explain the meanings of the text and the discursive strategies and procedures used to construct these meanings. Emphasis was also, among other procedures, the effects of sense of orality in the text written and the choice of certain kinds of speech. Orality and genre were examined from the perspective of semiotic theory, strategies of persuasion as the model of semiotic analysis. Presentations of the texts were compared regarding their education levels and their areas of knowledge. Such comparisons were made in order to see how the text produces meaning for your reader to understand and spread the values which these texts.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectapresentaçãopor
dc.subjectlivro didáticopor
dc.subjectsemióticapor
dc.subjectdiscursopor
dc.subjectpresentationeng
dc.subjecttextbookeng
dc.subjectsemioticseng
dc.subjectspeecheng
dc.titleO discurso da apresentação dos livros didáticos: um estudo semióticopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.description.resumoEste trabalho teve por finalidade evidenciar como se constrói o discurso dos textos de Apresentação dos livros didáticos e quais as estratégias utilizadas pelos autores a fim de atingir seus objetivos diante de seus leitores. Optou-se por analisar o discurso presente nos textos de Apresentação dos livros didáticos de diferentes áreas do conhecimento e de diferentes níveis de ensino recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (PNLD / PNLEM - 2009). Para o exame desse texto, privilegiou-se a Teoria da Semiótica Discursiva, de origem francesa e desenvolvida por Algirdas Julien Greimas. Optou-se pelo estudo semiótico devido ao fato de a Semiótica propor teoria e método para explicar os sentidos do texto, bem como as estratégias e os procedimentos discursivos utilizados para a construção desses sentidos. Foi dada ênfase, ainda, entre outros procedimentos, aos efeitos de sentido de oralidade presentes no texto escrito e a escolha de determinados gêneros do discurso. A oralidade e o gênero discursivo foram examinados na perspectiva da teoria semiótica, como estratégias de persuasão do modelo semiótico de análise. Os textos de Apresentação foram comparados considerando seus níveis de ensino e suas áreas do conhecimento. Tais comparações foram feitas com a finalidade de verificar como o texto produz significados para seu leitor e de compreender quais os valores disseminados nesses textos.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7226683260445061por
dc.contributor.advisor1Barros, Diana Luz Pessoa dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4742321400577426por
dc.contributor.referee1Hilgert, José Gastonpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4255785040813204por
dc.contributor.referee2Campos, Norma Discini dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0026069375576358por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4283/Etienne%20Fantini%20de%20Almeida.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2105/1/Etienne%20Fantini%20de%20Almeida.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record