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dc.creatorChristal, Wendel Cássio
dc.date.accessioned2017-09-28T18:41:33Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:12:18Z
dc.date.available2020-05-28T18:12:18Z
dc.date.issued2017-08-14
dc.identifier.citationCHRISTAL, Wendel Cássio. O ensaio no romance de Saramago: a experiência humana sob o crivo da palavra. 2017. 173 f]. Tese( Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25195
dc.description.abstractIn contemporary literature, the frontiers between literary genres, as well as the frontiers between literature and other genres of other areas, are becoming more and more tenuous, appearing as a kind of hybridity impelled by the dynamics of discourses, constantly changing. Appearing in the most diverse fields of knowledge, the essay has always been present in the field of sciences, especially in Philosophy, mainly from Montaigne, as well as in literature, with Francis Bacon, in which it usually receives the title of "literary essay". However, research on the role of literary criticism in Portuguese and the implications of the essay as a genre for theory of literature and literary production, able to comprehend the intrinsic aspects of the essay, is lacking, as well as an understanding on the essay as a genre or discoursive domain able to unite different subgenres from the frontiers between literature and philosophy, or even science itself. This thesis, by means of a hermeneutic methodology, aims to investigate the essay as an inherent element of the work of the Portuguese writer José Saramago, with emphasis on the following works: Claraboia (2011) and The intermittences of death (2014). This choice contrasts two distinct phases of the literary production of the writer: the beginning and the end of his career, in order to verify to what extent essayistic procedures are plotted in the literary prose of the author in these two distinct phases, before and after The Statue and the stone (2013). In such works, as well as in all the running of his literary production, aspects and procedures stand out in relation to the aesthetic elements of the essay. In order to discuss and analyze such questions in the work of Saramago, we will prioritize, as theoretical reference, fundamental authors of the field of philosophy that deal with the essay: Montaigne, George Lukács, Max Bense, Theodor Adorno, João Barrento, as well as other contemporary authors in the field of literature and philosophy. Thus, in combining essay and novel, in an experimental, singular and always ironic way, Saramago obtains a powerful support to reinvent reality, in the sense of representing, under the sieve of the word, the human condition, giving the novel an artistic dimension of essentially critical aspect, an essayistic aspect.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectSaramago, Josépor
dc.subjectensaiopor
dc.subjectromance português contemporâneopor
dc.titleO ensaio no romance de Saramago: a experiência humana sob o crivo da palavrapor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.description.resumoNo contexto contemporâneo da produção literária, as fronteiras entre os gêneros literários, bem como as fronteiras com outros gêneros de outras áreas do conhecimento, apresentam-se cada vez mais tênues, afigurando uma hibridez impelida pela dinamicidade dos discursos, em constante mutação. Empregado nas mais diversas áreas do saber, o ensaio, por sua vez, sempre esteve presente no terreno das ciências, destacando-se sobremaneira tanto na esfera da filosofia, sobretudo a partir de Montaigne, como na da literatura, com Francis Bacon, em que geralmente recebe o título de “ensaio literário”. Carecem, contudo, pesquisas no rol da crítica literária, em língua portuguesa, que versem sobre ele, isto é, delimitem seus aspectos intrínsecos, compreendam a questão fronteiriça entre literatura e filosofia, de que provém, bem como suas implicações na teoria e na produção literária enquanto gênero ou domínio discursivo agregador de distintos subgêneros a ele submetidos. Este trabalho, pelas vias de uma metodologia hermenêutica, tem por finalidade investigar a questão do ensaio como elemento inerente à obra do escritor português José Saramago, com destaque às seguintes obras: Claraboia (2011) e As intermitências da morte (2014). A escolha coteja duas fases distintas da produção literária do escritor: o início e o término de sua carreira, a fim de verificar em que medida procedimentos ensaísticos encontram-se tramados na prosa literária do autor nessas duas distintas fases, antes e depois d’A estátua e a pedra (2013). Em tais obras, bem como em todo o transcorrer de sua produção literária, destacam-se aspectos e procedimentos que ora se aproximam, ora se valem de elementos estéticos próprios do ensaio. A fim de discutir e analisar tais questões na obra de Saramago, serão priorizados, como referencial teórico, autores fundamentais do campo da filosofia que versam sobre o ensaio: Montaigne, George Lukács, Max Bense, Theodor Adorno, João Barrento, além de outros autores contemporâneos no âmbito da literatura e da filosofia. Assim, ao conjugar ensaio e romance, de modo experimental, singular e sempre irônico, Saramago consegue um possante suporte para reinventar o real, no sentido de representar, sob o crivo da palavra, especialmente aquilo que desassossega o autor, o leitor, enfim, a nossa condição humana, conferindo ao romance uma dimensão artística de aspecto essencialmente crítico, à maneira ensaística.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6714927738352448por
dc.contributor.advisor1Bridi, Marlise Vaz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4486189642933939por
dc.contributor.referee1Trevisan, Ana Lúcia
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
dc.contributor.referee3Gobbi, Márcia Valéria Zamboni
dc.contributor.referee4Gomes, Manuel Tavares
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/15046/Wendel%20C%c3%a1ssio%20Christal.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3356/5/Wendel%20C%C3%A1ssio%20Christal.pdf
dc.keywordsSaramago, Joséeng
dc.keywordsessayeng
dc.keywordscontemporary portuguese noveleng


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