O discurso dos jornais impressos populares no início do século XXI: análise do jornal Super Notícia

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Date
2015-06-24Author
Trigo, José Alves
Advisor
Hanna, Vera Lucia Harabagi
Referee
Guimarães, Alexandre Huady Torres
Referee
Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
Referee
Maluly, Luciano Victor Barros
Referee
Avanza, Marcia Furtado
Metadata
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This thesis discusses the transformation whose printed newspapers have been subjected to since the beginning of the twentieth century to the 1960s and it examines the influence of the society of the spectacle in the newspapers. In addition, it describes the scenario of printed newspapers of the early twenty-first century and their different strategies in the face of new technologies, especially the Internet. It also presents the stratagems that media organizations have used to try to overcome the difficulties arisen from the decrease in the number of readers and from the need for a change in its communication approach. The study quantifies and analyzes the main themes present on some covers of printed newspapers, seeking to detail the discursive resources, as well as the persuasive approaches, herein present. Finally, it presents a qualitative analysis of some newspaper covers of Super Notícia, one of the most popular newspapers in Brazil. Esta tese aborda a transformação a que estiveram sujeitos os jornais impressos desde o começo do século XX até atingirem os anos 1960 e discute a influência da sociedade- espetáculo nos jornais. Analisa também o cenário dos jornais impressos do início do século XXI e suas diferentes estratégias diante das tecnologias surgidas no fim do século XX e início do século XXI, sobretudo da expansão da Internet. Apresenta, ainda, os expedientes que as organizações de comunicação usaram para tentar superar as dificuldades com queda no número de leitores e necessidade de alteração no seu discurso. O trabalho quantifica e analisa os principais temas presentes nas capas de alguns jornais impressos, buscando detalhar os recursos discursivos e os percursos persuasivos presentes. Por fim, apresenta-se uma análise qualitativa de algumas capas do jornal Super Notícia, uma das publicações mais vendidas no Brasil.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO::ORGANIZACAO EDITORIAL DE JORNAIS
Citation
TRIGO, José Alves. O discurso dos jornais impressos populares no início do século XXI: análise do jornal Super Notícia. 2015. 252 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.