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dc.contributor.advisorAmaral, Gloria Carneiro do
dc.contributor.authorConceição, Jorge Wilson da
dc.date.accessioned2017-02-07T18:35:47Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:12:14Z
dc.date.available2020-05-28T18:12:14Z
dc.date.issued2016-08-22
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Jorge Wilson da. Distinções polifônicas na dramaturgia contemporânea: em cena a escrita colaborativa do Grupo XIX de Teatro. 2016. 396 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25172
dc.description.abstractEsta tese de doutorado descreve e analisa quatro processos colaborativos de criação dramatúrgica do Grupo XIX de Teatro, da Cidade de São Paulo, a saber: Hysteria, Hygiene, Marcha para Zenturo e Nada aconteceu, tudo acontece, tudo está acontecendo. Para isso, o estudo partiu dos conceitos de colaborativo e de polifonia para investigar a hipótese de que há três modos polifônicos distintos nessas produções do grupo. Para confirmar isso, o estudo analisou a contribuição de atores e atrizes, do público e da pesquisa do grupo, bem como analisou as estratégias de escrita empreendidas pelo grupo para criar o espetáculo Nada aconteceu, tudo acontece, tudo está acontecendo a partir de Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues. O objetivo foi entender qual a relevância da obra de Nelson para o teatro que se pratica hoje e a contribuição do Grupo XIX para o teatro contemporâneo a partir do diálogo com essa obra. Uma última hipótese deste estudo diz respeito a insuficiência de nomenclaturas, como adaptação e livre inspiração para nomear processos criativos de natureza complexa. O estudo realizou entrevistas com dois atores, além de contar com a contribuição de outros artistas do grupo. Além disso, foram analisados os textos das peças, documentos, vídeos e críticas sobre elas, bem como anotações de observações do espectador-pesquisador. Os resultados confirmaram a hipótese sobre os diferentes modos polifônicos, indicando que os processos de caráter exclusivamente colaborativo-coletivo apresentam maior incidência de polifonia do que aqueles que tiveram um dramaturgo envolvido na criação. Sobre o processo de releitura, constatou-se que o grupo conseguiu criar uma obra original a partir de uma peça clássica. E, por último, o estudo sugere que a dramaturgia contemporânea produzida pelo teatro de grupo da Cidade de São Paulo, seja pensada como rizomática, devido à sua complexidade e o diálogo com uma variedade de gêneros literários e linguagens artísticas, bem como diferentes autores.
dc.description.abstractThis doctoral thesis describes and analyses four collaborative creative processes of dramaturgy by Grupo XIX de Teatro from Sao Paulo, namely: Hysteria, Hygiene, Marcha para Zenturo e Nada aconteceu, tudo acontece, tudo está acontecendo. The basis of this study are the concepts of collaborative process and polyphony, as a set of voices which resounds from a play. The goal was to investigate the hypothesis that there are three different polyphonic modus which characterizes the productions of the group. In order to confirm that, the study analyzed the contribution of the artists, the public, as well the researches of the group. Besides, it has mapped the writing strategies used by the group to create the play Nada aconteceu, tudo acontece, tudo está acontecendo (Nothing has happened, everything happens, everything is happening) in relation to Vestido de noiva (Wedding dress), by Nelson Rodrigues. In this case, the objective was to understand the relevance of the dialogue of the work by Nelson Rodrigues as a basis for the contemporary dramaturgy by Grupo XIX de Teatro. The final hypothesis concerns the ineffectiveness of labels like adaptation of or freely inspired by in the tentative of naming creative processes of complex nature. The research has interviewed two actors of the group and gathered other contributions from other artists of the group. Besides, the research has analized the texts of the plays, documents, videos, reviews and other writings upon them, as well as some records from our own observation as audience. The results have confirmed our hypothesis about the different polyphonic processes, stating that the ones which are totally based on collaboration present more evidence of polyphony. Regarding the process of retelling Vestido de noiva, it was found evidences of a totally original work created by the group. To complete, the study suggests that contemporary dramaturgy produced by many theater groups should be seen as a rhizomatic one, due to its complexity and the dialogue with a variety of literature genders and Art languages, as well as different authors.
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectdramaturgia contemporânea
dc.subjectprocesso colaborativo
dc.subjectpolifonia
dc.subjectpúblico como coautor
dc.subjectdramaturgia rizomática
dc.titleDistinções polifônicas na dramaturgia contemporânea: em cena a escrita colaborativa do Grupo XIX de Teatro
dc.typeTese
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1150182408249241
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2120597822999751
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/12940/Jorge%20Wilson%20da%20Concei%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg
dc.keywordsgroup theater
dc.keywordscollaborative process
dc.keywordspolyphony
dc.keywordsaudience as co-author
dc.keywordsrhizomatic dramaturgy
local.contributor.board1Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7167254305943668
local.contributor.board2Bridi, Marlise Vaz
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4486189642933939
local.publisher.countryBrasil
local.publisher.departmentCentro de Comunicação e Letras (CCL)
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programLetras
local.contributor.board3Salles, Cecilia Almeida
local.contributor.board4Néspoli, Elizabeth Maria
local.contributor.board3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6112940247306533
local.contributor.board4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2531181203191265


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