Show simple item record

dc.creatorPeriago, Francisco Redondo
dc.date.accessioned2017-02-07T21:02:57Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:12:14Z
dc.date.available2020-05-28T18:12:14Z
dc.date.issued2016-02-15
dc.identifier.citationPERIAGO, Francisco Redondo. A análise discursiva no documentário Ônibus 174. 2016. 232 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25169
dc.description.abstractThis thesis has as its objective to investigate and analyze the discursive process structured in the narrative composition of the documentary "Bus 174" produced by filmmaker José Padilha. Despite the authenticity of idea to be rooted in its identity, the documentary is a copyright product linked to the way of thinking of its director. In this sense, the documentary genre could not show a reality and, yes, their representation. This representation of reality consists of values and concepts related to the view of the director who guides the viewer to certain perspectives. In the case of researched documentary, the orientation is toward violence, poverty and social exclusion that possibly led Sandro do Nascimento Rosa to the world of crime. Thus it is a configuration convincing arguments that predisposes the viewer to get a sense of what led to the episode of the kidnapping. Thus, for the construction of this narrative, the director made use of lines, drawn through statements and utterances, to compose a discursive construction composed of audiovisual discourses that acts as elements to the viewer's reflection. For the understanding of speech in the documentary it was used the theoretical basis of Discourse Analysis as a research tool to investigate the narrative construction and establish a scenario of discursive content set in the documentary Bus 174.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectÔnibus 174por
dc.subjectdocumentáriopor
dc.subjectaudiovisualpor
dc.subjectanálise de discursopor
dc.subjectdiscursopor
dc.titleA análise discursiva no documentário Ônibus 174por
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentCentro de Comunicação e Letras (CCL)por
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO::TEORIA E ETICA DO JORNALISMOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.description.resumoA presente tese tem como o seu objetivo investigar e analisar o processo discursivo estruturado na composição narrativa do documentário “Ônibus 174” produzido pelo cineasta José Padilha. Apesar da ideia de autenticidade estar enraizada em sua identidade, o documentário é um produto autoral ligado à forma de pensar do seu diretor. Nesse sentido, o gênero documentário não poderia mostrar uma realidade e, sim, a sua representação. Essa representação da realidade é composta por valores e conceitos ligados ao ponto de vista do diretor que orienta o espectador para determinadas perspectivas. No caso do documentário pesquisado, a orientação está voltada para a violência, a pobreza e a exclusão social que possivelmente levaram Sandro Rosa do Nascimento ao mundo da criminalidade. Dessa forma, trata-se de uma configuração de argumentos convincentes que predispõe o espectador a ter uma noção do que o levou ao episódio do sequestro. Assim, para a construção dessa narrativa, o diretor se utilizou de entrelinhas, elaboradas por meio de enunciados e enunciações, para compor uma construção discursiva composta por discursos audiovisual que age como elementos para a reflexão do espectador. Para a compreensão do discurso no documentário foi utilizada a base teórica da Análise de Discurso como ferramenta de pesquisa para investigar a construção narrativa e estabelecer um cenário sobre o conteúdo discursivo instituído no documentário Ônibus 174.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8434690421736702por
dc.contributor.advisor1Bridi, Marlise Vaz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4486189642933939por
dc.contributor.referee1Guimarães, Alexandre Huady Torres
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5647180339750545por
dc.contributor.referee2Davino, Gláucia Eneida
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9376577557864810por
dc.contributor.referee3Avanza, Marcia Furtado
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1098057087581191por
dc.contributor.referee4Maluly, Luciano Victor Barros
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8327819994771588por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/12931/Francisco%20Redondo%20Periago.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3052/5/Francisco%20Redondo%20Periago.pdf
dc.keywordsBus 174eng
dc.keywordsdocumentaryeng
dc.keywordsvisualeng
dc.keywordsspeecheng
dc.keywordsdiscourseeng


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto