Show simple item record

dc.creatorSilva, Vanessa Maria da
dc.date.accessioned2017-02-07T17:22:31Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:12:12Z
dc.date.available2020-05-28T18:12:12Z
dc.date.issued2016-02-04
dc.identifier.citationSILVA, Vanessa Maria da. Ensino de português como língua estrangeira e a perspectiva intercultural : um estudo etnográfico nos Estados Unidos. 2016. 182 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25156
dc.description.abstractThis current study with a focus on teaching of Portuguese as foreign language in undergraduate courses in the United States, aims to investigate, under the aspects of intercultural perspective, how the teaching of culture can integrate the teaching of language and its contribution to student’s learning and development. Intercultural perspective can be a determinant to the success of communicative interaction, providing cultural negotiating skills which combine curious and conscious behavior about the need to overcome the stereotypes, through linguistic and cultural knowledge in the language. The intercultural perspective contemplates a distinct approach to foreign language teaching promoting social awareness, creativity, open mind to new knowledge and a new way of thinking and seeing the other. In order to develop this research, we chose qualitative and ethnographic research which lasted two semesters, 2013-2014, with direct and intensive observation of Portuguese language classes in the Department of Portuguese and Brazilian Studies (POBS) at Brown University, USA. The POBS methodology provides students with elements which relate to our study on the integration of language teaching and culture and are consistent with our theoretical framework at the core of intercultural perspective. The Portuguese foreign language classes in that department promote the exchange of information about everyday life in Brazil and other Portuguese speaking countries, develop knowledge of social groups, their products and practices, including marks of national identity, conversational norms and gestures, favoring interpretation, discovery and interaction with the other's culture in real communication situations. In our research we observed reflections on similarities and differences comprehended in the linguistic and cultural development that we consider fundamental to student learning. Our theoretical framework is supported by Byran (1994, 1997,1998, 2001, 2002, 2003, 2007, 2008), Hall (2004), Johnson (2009), Kramsch (1993, 1998, 2004, 2006, 2009), Risager (2007), among other authors who defend the foreign language teaching through intercultural perspective.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectperspectiva interculturalpor
dc.subjectlíngua estrangeirapor
dc.subjectportuguêspor
dc.subjectEstados Unidospor
dc.titleEnsino de português como língua estrangeira e a perspectiva intercultural: um estudo etnográfico nos Estados Unidospor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentCentro de Comunicação e Letras (CCL)por
dc.publisher.programLetraspor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.description.resumoEste presente estudo, com foco no ensino de Português língua estrangeira nos cursos de graduação nos Estados Unidos, tem como objetivo investigar, sob os aspectos da perspectiva intercultural, como o ensino da cultura pode integrar o ensino da língua e sua contribuição para o aprendizado e desenvolvimento do estudante. A intercultura pode ser determinante para o êxito da interação comunicativa, proporcionando capacidades de negociação cultural que combinem comportamento curioso e consciente da necessidade de ultrapassar os estereótipos, com os conhecimentos linguísticos e culturais presentes na língua. A perspectiva intercultural contempla uma abordagem diferenciada do ensino de línguas estrangeiras favorecendo a consciência social, criatividade, mente aberta para novos conhecimentos e uma nova maneira de pensar e ver o outro. A fim de desenvolvermos esta investigação, optamos por pesquisa qualitativa de natureza etnográfica, durante dois semestres, de 2013 a 2014, com acompanhamento direto e intensivo das aulas de língua Portuguesa no Department of Portuguese and Brazilian Studies (POBS), na Brown University, EUA. A metodologia do POBS proporciona aos estudantes elementos que conferem com o nosso estudo a respeito da integração do ensino de língua e da cultura e coadunam com o nosso referencial teórico no cerne da perspectiva intercultural. As aulas de Português língua estrangeira naquele departamento promovem o intercâmbio das informações sobre a vida cotidiana no Brasil e demais países lusófonos, desenvolvem conhecimentos de grupos sociais, seus produtos e práticas, incluindo marcas da identidade nacional, normas de conversação e gestos, favorecendo interpretação, descoberta e interação com a cultura do outro em situações reais de comunicação. Em nossa pesquisa observamos reflexões sobre similaridades e diferenças compreendidas no desenvolvimento linguístico e cultural e que consideramos fundamental no aprendizado do estudante. Nosso referencial teórico apoia-se em Byran (1994, 1997,1998, 2001, 2002, 2003, 2007, 2008), Hall (2004), Johnson (2009), Kramsch (1993, 1998, 2004, 2006, 2009), Risager (2007), dentre outros autores que defendem o ensino de língua estrangeira a partir da perspectiva intercultural.por
dc.contributor.advisor-co1Sobral, Patricia Isabel Santos
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0013419681823145por
dc.contributor.advisor1Hanna, Vera Lucia Harabagi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7378861073762519por
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Maria Lucia Marcondes Carvalho
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8867051797313548por
dc.contributor.referee2Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6767627111553241por
dc.contributor.referee3Vieira, Nelson H.
dc.contributor.referee4Philippov, Renata
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9950264048329182por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/12929/Vanessa%20Maria%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3023/5/Vanessa%20Maria%20da%20Silva.pdf
dc.keywordsintercultural perspectiveeng
dc.keywordsforeign languageeng
dc.keywordsportugueseeng
dc.keywordsUnited Stateseng


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto