Show simple item record

dc.contributor.advisorAndrade, Maria de Fátima Ramos de
dc.contributor.authorNascimento, Misael Batista do
dc.date.accessioned2019-06-27T15:31:19Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:38Z
dc.date.available2020-05-28T18:11:38Z
dc.date.issued2019-02-14
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Misael Batista do. A galáxia de Gutenberg: possibilidades da leitura digital e seu uso no contexto universitário. 2019. 135 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25074
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga as facilidades e dificuldades do uso do livro digital como incentivo à leitura, no contexto universitário, apontando indicadores que colaborem para o uso do livro digital neste ambiente. Aborda uma temática contemporânea, relacionada com as linhas de pesquisa do programa de pós-graduação do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), da Universidade Presbiteriana Mackenzie e contempla as áreas de Educação e Tecnologia (linguagens digitais, novas mídias e internet, ensino-aprendizagem e novas tecnologias). Sua realização demandou o uso de métodos hipotético-dedutivo, documentação indireta (bibliografia) e direta (questionário). O referencial teórico contempla interdisciplinaridade, com suporte de textos sobre filosofia, antropologia, comunicação, hermenêutica, aprendizagem, linguagem, escrita e leitura, história e design do livro, tecnologias, cultura digital e livros digitais. O resultado do trabalho possibilita afirmar que existem singularidades na experiência de leitura de livros digitais, bem como recursos nestes próprios livros, que podem incentivar a leitura no contexto universitário. O aluno universitário incorpora gradativamente a leitura do livro digital, mas ainda tem dificuldade em usar todos os seus recursos. Além disso, no contexto universitário, a leitura de livros digitais é pouco incentivada pelos professores.
dc.description.abstractThis research investigates the easy and difficult aspects of using digital books as an incentive to read in the university context, pointing out indicators that contribute to the use of digital books in this environment. It covers a contemporary theme, related to the research lines of the post-graduation program of Education, Philosophy and Theology Center (CEFT) of Mackenzie Presbyterian University and it covers the areas of Education and Technology (digital languages, new media and the Internet, teaching/learning and new technologies). To perform this research, it was required the use of hypothetical-deductive method, indirect (bibliography) and direct documentation (questionnaire). The theoretical framework includes interdisciplinarity, with text support on philosophy, anthropology, communication, hermeneutics, learning, language, writing and reading, history and book design, technologies, digital culture and digital books. The result of this work makes it possible to affirm that there are singularities in the experience of reading digital books, as well as resources in these same books, which can encourage reading in the university context. The university student gradually incorporates the reading of the digital book, but still has difficulty in using all its resources. In addition, in the university context, the reading of digital books is little encouraged by professors.
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjecteducação
dc.subjectconceito de leitura
dc.subjectcultura digital
dc.subjectlivro digital
dc.titleA galáxia de Gutenberg: possibilidades da leitura digital e seu uso no contexto universitário
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5949139716269090
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2272192785424412
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/19158/Misael%20Nascimento.pdf.jpg
dc.keywordseducation
dc.keywordsconcept of reading
dc.keywordsdigital culture
dc.keywordsdigital book
local.contributor.board1Vieira, Marili Moreira da Silva
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3317058339527444
local.contributor.board2Aparicio, Ana Silvia Moço
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8495340055635407
local.publisher.countryBrasil
local.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programEducação, Arte e História da Cultura


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto