Gamificação como estratégia pedagógica: uma experiência lúdico-educacional
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2018-12-18
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Santos, Augusto Calefo dos
Orientador
Hardagh, Claudia Coelho
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Carolei, Paula
Almeida, Jane Mary Pereira de
Almeida, Jane Mary Pereira de
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
The master's thesis of the Post-Graduate Program Education Art and Cultural History
of the Mackenzie Presbyterian University is part of the Educator's Training for
Interdisciplinarity research and research on educational methodologies called active
methodologies, specifically Gamification. The action-research proposal is linked to
extension projects for teacher training focused on active methodologies, specifically
the Gamification methodology, which will be analyzed as a play-educational
experience with the objective of enhancing learning and the dialogic relationship
between students and teachers in basic education. The objective of gamify the
process of teaching and learning, is related to the resignification of the act of
teaching of the teacher and of learning of the student. The theoretical basis to justify
the proposal of gamification active methodologies are traditional authors such as
Vygotsky, Paulo Freire and researchers in the area of games and gamification.
During the workshops the processes of teacher training and feedback of their actions
with students were documented through journals, filming and analysis.
A dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação Educação Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie está inserida na linha de pesquisa Formação do Educador para a Interdisciplinaridade e pesquisa sobre metodologias educacionais denominadas de metodologias ativas, especificamente Gamificação. A proposta de pesquisa-ação está atrelada a projetos de extensão para formação de professores voltado para metodologias ativas, especificamente, a metodologia Gamificação, que será analisada como a experiência lúdico-educacional com o objetivo de potencializar a aprendizagem e a relação dialógica entre alunos e professores na educação básica. O objetivo de gamificar o processo de ensino e aprendizagem, está relacionado à ressignificação do ato de ensinar do professor e de aprender do aluno. A fundamentação teórica para justificar a proposta de metodologias ativas gamificadas são autores tradicionais como Vygotsky, Paulo Freire e pesquisadores na área de games e gamificação. Durante as oficinas foram documentados os processos de formação de professores e feedback de suas ações com alunos por meio de diários, filmagens e análise.
A dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação Educação Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie está inserida na linha de pesquisa Formação do Educador para a Interdisciplinaridade e pesquisa sobre metodologias educacionais denominadas de metodologias ativas, especificamente Gamificação. A proposta de pesquisa-ação está atrelada a projetos de extensão para formação de professores voltado para metodologias ativas, especificamente, a metodologia Gamificação, que será analisada como a experiência lúdico-educacional com o objetivo de potencializar a aprendizagem e a relação dialógica entre alunos e professores na educação básica. O objetivo de gamificar o processo de ensino e aprendizagem, está relacionado à ressignificação do ato de ensinar do professor e de aprender do aluno. A fundamentação teórica para justificar a proposta de metodologias ativas gamificadas são autores tradicionais como Vygotsky, Paulo Freire e pesquisadores na área de games e gamificação. Durante as oficinas foram documentados os processos de formação de professores e feedback de suas ações com alunos por meio de diários, filmagens e análise.
Descrição
Palavras-chave
gamificação , formação dialógica , lúdico-educacional , design
Assuntos Scopus
Citação
SANTOS, Augusto Calefo dos. Gamificação como estratégia pedagógica: uma experiência lúdico-educacional. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2018.