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dc.creatorLopes, Amanda Areias Silveira
dc.date.accessioned2018-10-25T14:49:24Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:36Z
dc.date.available2020-05-28T18:11:36Z
dc.date.issued2018-09-12
dc.identifier.citationLOPES, Amanda Areias Silveira. Fotografia documental (conceitual): repensando fronteiras. 2018. 192 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25057
dc.description.abstractThis study presents a descriptive report of an art based research that selects photography as a medium to investigate the theme of "displacement" and its potential visual metaphors. The process resulted in two art works, the photo-series Linha. and Is there a "there" there?. The first, Linha. (line, dot), is a conceptual documentary photography work developed in the binational region between Mexico and the United States and addresses the frontier and its symbolic derivatives. Is there a "there" there? is video installation elaborated from visual experimentation with potential perspectives and sense of direction of a subject in transit. The research uses Corinne Noordenbos' conceptual documentary photography methodology where Grounded Theory is suggested as a guide for research and aesthetic choices within a cyclical and interdisciplinary research path. During the study that is located within the line of research of Languages and Technology questions about the use of the term "conceptual" in the context of documentary photography were raised. The duality between the documentary and conceptual nature of photographic images is addressed in a historical review that suggests interpretative conditions for a hybrid and diverse contemporary documentary photography. At the end the research, including visual production and theoretical reflection, reveals a living and dynamic process that opens the way to rethink frontiers between academic research and photographic practice.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectfotografia documentalpor
dc.subjectdocumental-conceitualpor
dc.subjectpesquisa em artepor
dc.subjectTeoria fFundamentada em Dadospor
dc.subjectfronteiraspor
dc.titleFotografia documental (conceitual): repensando fronteiraspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEOpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o memorial descritivo de um percurso prático de pesquisa em arte que elege a fotografia como meio para investigar o tema "deslocamentos" e suas possíveis metáforas visuais. O percurso resultou em dois trabalhos imagéticos, as séries fotográficas Linha. e Is there a "there" there?. O primeiro, Linha. (lê-se linha, ponto), é um trabalho fotográfico de caráter documental-conceitual desenvolvido na região binacional entre México e Estados Unidos e aborda o tema das fronteiras e seus derivados simbólicos. Is there a "there" there? é uma video instalação elaborada a partir da experimentação visual com possíveis perspectivas e senso de direção do sujeito em trânsito. A pesquisa adotou a metodologia para uma fotografia documental conceitual de Corinne Noordenbs que sugere a Teoria Fundamentada em Dados como guia para a investigação e escolhas estéticas dentro de um percurso cíclico de pesquisa interdisciplinar. Durante o estudo que está localizado dentro da linha de pesquisa de Linguagens e Tecnologia foram levantadas ainda questões acerca do uso do termo "conceitual" no contexto da fotografia documental. A dualidade entre o caráter documental e o caráter conceitual das imagens fotográficas é abordada através de uma revisão histórica que sugere condições interpretativas para uma fotografia documental contemporânea híbrida e diversa. Ao final a pesquisa, incluindo produção visual e reflexão teórica, revelou-se um processo vivo e dinâmico que abre caminho para repensar fronteiras entre a ação acadêmica de pesquisa e o ato de fotografar.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1294593401598602por
dc.contributor.advisor1Almeida, Jane Mary Pereira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8328548533414301por
dc.contributor.referee1Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7167254305943668por
dc.contributor.referee2Corinne, Noordenbos
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/17334/Amanda%20Areias%20Silveira%20Lopes.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3702/5/Amanda%20Areias%20Silveira%20Lopes.pdf
dc.keywordsdocumentary photographypor
dc.keywordsconceptual documentarypor
dc.keywordsart based researchpor
dc.keywordsGrounded Theorypor
dc.keywordsfrontierpor


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