Formação de coordenadores pedagógicos e o uso de tecnologias educacionais: percepções e significados
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2018-02-01
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Martins, Leandro Wendel
Orientador
Hardagh, Claudia Coelho
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Vieira, Marili Moreira da Silva
Menezes, Maria Aparecida de
Menezes, Maria Aparecida de
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A pesquisa insere-se na linha de pesquisa Formação do Educador para Interdisciplinaridade do Programa de Mestrado: Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Os sujeitos de pesquisa foram os coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Peruíbe e o objeto de análise tem como foco o curso de formação continuada em serviço para os mesmos. O estudo busca entender, por meio da análise de documentos oficiais, literatura e documentos coletados durante o curso, o perfil do coordenador e sua atuação no cotidiano escolar. O processo de elaboração da proposta curricular do curso foi realizado com a participação dos coordenadores pedagógicos por meio de apontamentos de problemas, necessidades e desejos de estudo e pesquisa que emergiram a partir das discussões realizadas. O material coletado foi selecionado tendo como foco os Recursos Didáticos Digitais (RDD) e fundamentado para análise pelas obras de Pretto (2006), Rojo (2012) e Pérez Gómez (2015). Os professores/pesquisadores coletaram dados sobre a utilização dos RDD, significados e percepções apontadas pelos coordenadores pedagógicos da rede de ensino, durante as construções realizadas por meio de artefatos digitais. Por fim, as considerações que levantamos apontam para a necessidade de formalização legal da função dos coordenares pedagógicos no cenário nacional e regional, o desejo e valorização da formação continuada voltada para uso de RDD e a importância do estudo de teóricos da área da educação e outros.
Descrição
Palavras-chave
recursos didáticos digitais , multiletramentos , coordenação pedagógica , construção coletiva , formação continuada
Assuntos Scopus
Citação
MARTINS, Leandro Wendel. Formação de coordenadores pedagógicos e o uso de tecnologias educacionais: percepções e significados. 2018. [178] f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.