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dc.contributor.advisorSchwartz, Rosana Maria Pires Barbato
dc.contributor.authorCreti, Patrícia Dias
dc.date.accessioned2018-04-10T14:24:22Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:33Z
dc.date.available2020-05-28T18:11:33Z
dc.date.issued2018-02-05
dc.identifier.citationCRETI, Patrícia Dias. Acordei com a boca cheia de floresta: uma experiência entre performance e ritual Huni Kuin. 2018. 136 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25035
dc.description.abstractEste trabalho objetiva estabelecer a reflexão teórico-prática entre Antropologia e Arte. Sob o recorte da Antropologia da Performance, adentra-se na experiência do povo huni kuin, da aldeia Huwã Karu Yuxibu, no Acre. A partir da pesquisa de campo, foram recolhidos materiais na forma de escrita poética, registrada em um diário de bordo para amparo na construção de um processo artístico. Com enfoque nas memórias da viagem, e de como estas afetam e impregnam o corpo-artista, a pesquisa faz uma análise do ritual Nixi Pae para entender as relações entre ritual e performance. Com base nestas investigações, surge o conceito de um corpo que é inscrição da experiência no tempo. Os conceitos de memória, esquecimento, territorialidade e transfiguração étnica permeiam e tecem as teorias a respeito da cultura indígena e desdobram-se no trabalho artístico. O espaço, figurado na poética da floresta e da cidade, é percorrido, desvelando uma partitura performática e uma proposta de processo prático de um corpo em movimento.
dc.description.abstractThis work aims to establish a theoretical and practical reflection between Anthropology and Art. Under the approach of the Anthropology of Performance, we delve into the experience of the huni kuin people, who inhabit Acre, in the Huwã Karu Yuxibu village. From the field research, materials were collected in the form of poetic writing, which was registered in a logbook to support the construction of an artistic process. Focusing on the memories of the journey and how they affect and permeate the artist-body, the research analyzes the Nixi Pae ritual to understand the relationship between ritual and performance. Based on these investigations, we develop the concept of a body as inscription of the experience in time. The concepts of memory, forgetfulness, territoriality and ethnic transfiguration permeate and weave theories on the indigenous culture and unfold into the artistic work. The space, figured in the poetics of the forest and the city, is traveled, revealing a performatic score and a practical process proposal of a moving body.
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectperformance
dc.subjectritual
dc.subjectantropologia cultural
dc.titleAcordei com a boca cheia de floresta: uma experiência entre performance e ritual Huni Kuin
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6046876603690269
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8177502122038987
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/16121/Patricia%20Dias%20Creti.pdf.jpg
dc.keywordsperformance
dc.keywordsritual
dc.keywordsculture anthropology
local.contributor.board1Giora, Regina Célia Faria Amaro
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7987535061534762
local.contributor.board2Carvalho, Francione Oliveira
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6262224578426097
local.publisher.countryBrasil
local.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programEducação, Arte e História da Cultura


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