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dc.creatorMina, Simone da Silva
dc.date.accessioned2017-04-03T12:59:31Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:29Z
dc.date.available2020-05-28T18:11:29Z
dc.date.issued2017-02-20
dc.identifier.citationMINA, Simone da Silva. O ateliê do sensível: a fronteira mole entre arte e moda. 2017. 91 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25010
dc.description.abstractThe present work discusses the presence of a silence language in fashion elaboration processes, prior to its enrolling in the industrial reproducibility scale, through the work of some creators and the author’s experience with performative installations. The study includes an observation of the studio, as locus of creation, and contributes with points of contact between art and fashion. The art studio goes from the dimension of a space of creation only, to a space of production of presence, revealing that these two areas of the sensible, art and fashion, favor a reflection on the moving of their “frontiers”. The investigation is on the scope of experimentalism, as a site of a reflexive act that unites, in its gesture, aesthetics and poetics, and so to speak, an experiment of micropolitics.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectateliêpor
dc.subjectinstalaçãopor
dc.subjectmodapor
dc.subjectprocessos de criaçãopor
dc.subjectartepor
dc.titleO ateliê do sensível: a fronteira mole entre arte e modapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.description.resumoEste trabalho discute a presença de uma linguagem silenciosa nos processos de elaboração da moda antes de sua inscrição na escala de reprodutibilidade industrial, através da obra de alguns criadores e da experiência da autora com instalações performativas. O estudo compreende uma observação do ateliê, como lócus da criação, e a partir disso contribui com possíveis pontos de encontro dessa manifestação entre moda e arte. Neste sentido, o ateliê passa da dimensão de um espaço de criação somente, para um espaço de produção de presença revelando que essas duas áreas do sensível, moda e arte, favorecem uma reflexão sobre o movente de suas “fronteiras”. A investigação delimita-se ao âmbito do experimental, como o local de um fazer reflexivo que une, em seu gesto, estética e poética, e por assim dizer, um experimento de micropolítica.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7607602821321836por
dc.contributor.advisor1Bueno, Marcelo Martins
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5593879626315474por
dc.contributor.referee1Rizolli, Marcos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4808339542698874por
dc.contributor.referee2Favaretto, Celso Fernando
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4298908601278259por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/13844/Simone%20da%20Silva%20Mina.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3165/5/Simone%20da%20Silva%20Mina.pdf
dc.keywordsstudioeng
dc.keywordsinstallationeng
dc.keywordsfashioneng
dc.keywordscreation processeseng
dc.keywordsarteng


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