Show simple item record

dc.creatorGimenez, Patricia Romero
dc.date.accessioned2017-04-03T13:29:55Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:29Z
dc.date.available2020-05-28T18:11:29Z
dc.date.issued2017-02-20
dc.identifier.citationGIMENEZ, Patricia Romero. Garrincha, um filme de pernas tortas. 2017. 197 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25006
dc.description.abstractPurpose: This dissertation begins with Joaquim Pedro de Andrade's cinematographic trajectory, his first experiences in cinema with the short films O Mestre de Apipucos (1959), O Poeta do Castelo (1959) and Couro de Gato (1960), relying in particular on the feature film Garrincha, Alegria do Povo (1963), with the intention of pointing out some important issues of the genre known as "documentary", as the film has been termed, showing its similarities with other genres of cinema. From an analysis of the use of impure footage in Garrincha, which was elaborated with the mixture of archival and filmed footage – an unusual practice at the time –, the dissertation draws similarities and differences with a supposed film genre, recently known as "filme-ensaio". For comparative purposes, an analysis of the documentary Rei Pelé, also from 1963, was carried out. Garrincha, Alegria do Povo reveals itself a singular film realized with practices similar to the filmic montages of works of the contemporary art.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectdocumentáriopor
dc.subjectcinema-verdadepor
dc.subjectfilme-artepor
dc.titleGarrincha, um filme de pernas tortaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIApor
dc.description.resumoObjetivo: Esta pesquisa pretende analisar o início da trajetória cinematográfica de Joaquim Pedro de Andrade, suas primeiras experiências com o cinema com os curtas-metragens O Mestre de Apipucos (1959), O Poeta do Castelo (1959) e Couro de Gato (1960), mas se apoiar em especial no longa-metragem Garrincha, Alegria do Povo, com a intenção de pontuar algumas questões importantes do gênero conhecido como “documentário”, como o filme tem sido denominado, mostrando suas semelhanças com outros gêneros do cinema. A partir de uma análise sobre o uso do material impuro do filme Garrincha, que é elaborado com a mistura de material de arquivo e material filmado – uma prática incomum na época –, a dissertação traça semelhanças e diferenças com um suposto gênero fílmico, recentemente conhecido como “filme-ensaio”. Para fins comparativos, foi também realizada uma análise do documentário Rei Pelé realizado no mesmo ano. Garrincha, Alegria do Povo revela-se um filme singular realizado com práticas semelhantes às montagens fílmicas de obras da arte contemporânea.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3262280998354463por
dc.contributor.advisor1Mendes, Marcel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6182477842336805por
dc.contributor.referee1Ambrogi, Ingrid Hötte
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989por
dc.contributor.referee2Gobbi, Marcia Aparecida
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7741789991636762por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/13826/Patricia%20Romero%20Gimenez.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3176/5/Patricia%20Romero%20Gimenez.pdf
dc.keywordsdocumentaryeng
dc.keywordsfilm-trutheng
dc.keywordsfilmarteng


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto