Show simple item record

dc.creatorLizardo, Lilian de Assis Monteiro
dc.date.accessioned2017-03-31T15:43:15Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:28Z
dc.date.available2020-05-28T18:11:28Z
dc.date.issued2017-02-15
dc.identifier.citationLIZARDO, Lilian de Assis Monteiro. Cursos de Pedagogia e a formação do professor de creche. 2017. 142 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25003
dc.description.abstractBy understanding that teacher training is held within the courses of pedagogy, the present research work proposed to analyses the degree of professor of early childhood education, focusing on the work in the nursery, i.e. how the courses of pedagogy professor instrumentalism in working with infants and very young children. It is a qualitative research, structured in two stages: analysis of documents of the pedagogy course menus of two universities in the State of São Paulo (one public and one private). And the application of questionnaires with students in the last semester. After the study was identified that, in the course of pedagogy menus, there is more emphasis on early childhood education, and little is said about very young children and day care. In addition, there are two poles in the understanding of early childhood education: a linked to care and the other to educate. This polarization is due to historical marks focused on the educational environment. In speaking of the students, it was possible to identify a route that tries to overcome this polarization. Students from both institutions were reminded that in the performance of early childhood education teacher pedagogical aspects are present and related care. This work is of fundamental importance to instigate the formation of teachers in the development of pedagogical work to the physical, emotional, social and cognitive child aged from zero to three years.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectformação inicialpor
dc.subjectprofessor de crechepor
dc.subjectcurso de pedagogiapor
dc.titleCursos de Pedagogia e a formação do professor de crechepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApor
dc.description.resumoAo compreender que a formação de professores é realizada dentro dos cursos de pedagogia, o presente trabalho de pesquisa se propôs a analisar a formação universitária do professor de educação infantil, tendo como foco o trabalho na creche, ou seja, como os cursos de pedagogia instrumentalizam o professor no trabalho com bebês e crianças muito pequenas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, estruturada em duas etapas: análise documental das ementas do curso de pedagogia de duas universidades do estado de São Paulo (uma pública e outra particular). E da aplicação de questionários com alunos do último semestre. Após o estudo, foi identificado que, nas ementas do curso de pedagogia, há mais ênfase na educação infantil, sendo que pouco se fala sobre crianças muito pequenas e creche. Além disso, há dois polos na compreensão da educação infantil: um vinculado ao cuidar e o outro ao educar. Essa polarização é decorrência de marcas históricas que incidiram sobre o ambiente educativo. Na fala dos estudantes foi possível identificar que estamos num percurso que tenta superar essa polarização. Alunos de ambas as instituições lembraram que na atuação do professor de educação infantil estão presentes aspectos pedagógicos e relacionados ao cuidar. Esse trabalho é de fundamental importância para instigar a formação de professores na valorização do trabalho pedagógico para o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social da criança com idade de zero a três anos.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7726566231778601por
dc.contributor.advisor1Andrade, Maria de Fátima Ramos de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2272192785424412por
dc.contributor.referee1Mizukami, Maria da Graca Nicoletti
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481por
dc.contributor.referee2Garcia, Paulo Sérgio
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2439948567884997por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/13801/Lilian%20de%20Assis%20Monteiro%20Lizardo.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3160/5/Lilian%20de%20Assis%20Monteiro%20Lizardo.pdf
dc.keywordsteacher trainingeng
dc.keywordsearly child teachereng
dc.keywordscourse in pedagogyeng


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto