Libras no curso de pedagogia : a construção de representações sobre alunos com surdez
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2016-02-18
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Souza, Andreia Cristina Leite
Orientador
Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Ambrogi, Ingrid Hötte
Rios, Terezinha Azerêdo
Rios, Terezinha Azerêdo
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Os surdos pertencem a uma minoria linguística que utiliza como forma de comunicação a língua de sinais, de modalidade visuo-gestual. Podemos compará-los a estrangeiros, ou seja, uma pessoa que possui uma concepção de mundo diferente da maioria e uma cultura singular. Neste sentido, a formação inicial do professor em cursos de Pedagogia tendo em vista uma ação inclusiva é condição indispensável para uma educação de qualidade voltada aos surdos e impulsiona as perguntas que cercam esta pesquisa, a saber, a disciplina de Libras no curso de Pedagogia que tipo de conceito de surdez está em cena?; quais as representações que alunos da Pedagogia, que irão atuar na educação básica, criam sobre alunos com surdez na classe regular? Para respondê-las, a presente pesquisa traz uma visão contemporânea sobre a linguagem e a cultura surda a partir de teóricos como: Sacks (2010), Strobel (2009), Skliar (2010), Perlin (2010), Lulkin (2010), Ribas (2011), Gesser (2009), Lacerda & Santos (2013), Laraia (2001), Cassirer (1977), Quadros (1997). A partir da análise dos planos de ensino das disciplinas de Libras e dos questionários respondidos pelos alunos dos cursos de Pedagogia da Universidade Nove de Julho e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, ambas na cidade de São Paulo, foi possível perceber a formação do pedagogo no que se refere às contribuições e aos desafios da disciplina de Libras e nos cursos de licenciatura. Dos estudos e das análises emergem novos desafios para os professores universitários que ministram essa disciplina e conceitos fundamentais para a formação de pedagogos, futuros professores e gestores da educação básica
Descrição
Palavras-chave
surdo , cultura surda , formação de professores , libras
Assuntos Scopus
Citação
SOUZA, Andreia Cristina Leite. Libras no curso de pedagogia : a construção de representações sobre alunos com surdez. 2016. 126 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.