Contracultura musical brasileira: movimentos e particularidades

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Tipo
Dissertação
Data
2016-02-19
Autores
Ribas, Rafael Malvar
Orientador
Hooper, Silvana Seabra
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Ambrogi, Ingrid Hötte
Rozendo, Adriano da Silva
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
O intuito desta dissertação é o de trazer à memória os movimentos contraculturais brasileiros que vigoraram nos anos 1960 e 1970. É evidente que em um país de dimensões continentais como o Brasil se tenha diversas manifestações culturais locais que se difiram e se interseccionam. A principal associação que a academia e a mídia fazem de nossa contracultura é com o movimento tropicalista, que trouxe características externas somando-se às locais, num hibridismo artístico que levou à sua canonização. Entretanto para além da Tropicália tivemos outros movimentos, que embora não tenham sido enaltecidos ao mesmo nível, possuem expressivo valor histórico e cultural. Como exemplo podemos citar o Udigrudi em Recife, o baiano Raul Seixas, a grã ordem Kavernista centralizada no Rio de janeiro, o Rock and Roll e o Rock Progressivo/Psicodélico especialmente nos grandes centros urbanos, os cantores denominados “Malditos”, entre outros.
Descrição
Palavras-chave
contracultura , anos 60 , anos 70 , rock brasileiro , tropicália
Citação
RIBAS, Rafael Malvar. Contracultura musical brasileira: movimentos e particularidades. 2016. 114 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.