Show simple item record

dc.creatorRocha, Darlan Oliveira
dc.date.accessioned2016-12-14T17:03:09Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:24Z
dc.date.available2020-05-28T18:11:24Z
dc.date.issued2015-08-24
dc.identifier.citationROCHA, Darlan Oliveira. Trajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio. 2015. 169 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24976
dc.description.abstractThis paper reports on the teaching of learning trajectories in technical education at secondary level, of Apprentice Craftsmen schools of the Federated Network of Technological Education, permeating the debate on education as field of knowledge in different sciences. Regarding on teaching formation, teacher “life cycle” and the necessary acquaintance (or knowledge) for their training and professionalization. Finally, they present the field research results applied to the theories studied.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectensino técnicopor
dc.subjecttrajetórias de aprendizagem da docênciapor
dc.subjectformação docentepor
dc.subjectdesenvolvimento profissional de docentespor
dc.subjectdocênciapor
dc.titleTrajetórias de aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médiopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)por
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.description.resumoO presente trabalho aborda sobre as trajetórias de aprendizagem da docência no ensino técnico de nível médio. Incialmente se conceitua a evolução histórica desta modalidade de ensino, das escolas de Aprendizes Artífices à Rede Federada de Educação Tecnológica, perpassando pelo debate sobre a educação enquanto campo do conhecimento oriundo de ciências distintas. Referencia-se a formação docente, os "ciclos de vida" do professor e os conhecimentos (ou saberes) necessários a sua formação e profissionalização. Por fim, se apresentam os resultados da pesquisa de campo aplicada, a luz das teorias estudadas.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1443588837028100por
dc.contributor.advisor1Mizukami, Maria da Graca Nicoletti
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481por
dc.contributor.referee1Andrade, Maria de Fátima Ramos de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2272192785424412por
dc.contributor.referee2Pagotto, Maria Dalva Silva
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9325110092518389por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/12048/Darlan%20Oliveira%20Rocha.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2942/5/Darlan%20Oliveira%20Rocha.pdf
dc.keywordstechnical educationeng
dc.keywordsteaching learning trajectorieseng
dc.keywordsteacher trainingeng
dc.keywordsteachingeng


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto