O Tamasheq na convergência com o Francês no território africano: caso do Mali

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2016-02-22
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Diabate, Moussa
Orientador
Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Vieira, Marili Moreira da Silva
Almouloud, Saddo Ag
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Esta investigação centra-se no Tamasheq na convergência com o Francês no território africano: caso do Mali. A escolha do tema justifica-se porque a área de substrato Tamasheq / Francês fundamentado na Pedagogia Convergente permanece pouco explorada. O objetivo geral é o de registrar e analisar dados sobre o funcionamento do bilinguismo na aprendizagem de alunos cuja língua nacional é o Tamasheq no contexto escolar de aulas ministradas em Francês. O procedimento metodológico é de modalidade qualitativa, segundo Bogdan e Biklen (1982), por ser mais apropriada à proposta de analisar a aprendizagem de alunos cuja língua nacional é o Tamasheq no contexto escolar de aulas ministradas em francês. Os sujeitos da pesquisa são 5 alunos do primeiro semestre do 4º ano da Faculdade de Letras, Arte, Línguas e Ciências Humanas da Universidade de Bamako, no Mali, cuja língua materna é o Tamasheq e o Francês a língua estrangeira de sua escolarização. A investigação constituiu–se de: busca de literatura referente à Pedagogia Convergente e Competência em Educação; da coleta de dados por meio de questionário composto de questões abertas e fechadas. A análise de dados das perguntas fechadas focalizou concordâncias e discordâncias das respostas, organizadas em Quadro, acompanhada de comentários a respeito. A análise das perguntas abertas elencou o enfatizado individualmente pelos sujeitos, organizadas em Quadro, acompanhada de comentários a respeito. A reflexão sobre os dados analisados, à luz da fundamentação teórica reiterou: 1) a contribuição da Pedagogia Convergente para a qualidade da aprendizagem escolar de estudantes tamasheq; 2) a relevância do ambiente de estudo marcado pelo ensino bilíngue Tamasheque e Francês.
Descrição
Palavras-chave
pedagogia , convergente , língua materna , língua estrangeira , bilinguismo
Assuntos Scopus
Citação
DIABATE, Moussa. O Tamasheq na convergência com o Francês no território africano: caso do Mali. 2016. 80 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.