Contribuições de parcerias para a formação de professores de educação profissional

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2016-07-27
Autores
Caparrós, Alessandra Verni
Orientador
Mizukami, Maria da Graca Nicoletti
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Pagotto, Maria Dalva Silva
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Com o objetivo de analisar contribuições de parcerias para a aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores da educação profissional, esse estudo investigou quatro casos acontecidos na rede Senac São Paulo, pautado no seguinte problema: quais as contribuições que parcerias empresa-escola geram para a aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores de educação profissional? O estudo apresenta aspectos histórico culturais da educação profissional, fatos e informações acerca do surgimento da necessidade de professores para o ensino de profissões e capacitação de mão de obra, assim como procedimentos metodológicos, análise dos dados e conclusões que consolidam a investigação dos casos, de forma comparativa e interpretação argumentativa. A investigação considera a opinião de autores como Mizukami (2005-2006) que destaca alguns pontos sobre processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência, bem como Moura (2014, p.28), que aborda a atuação mediadora e instigadora do professor, necessitando de formação inicial e sobretudo continuada, ou ainda, Perrenoud (1993), que discorre sobre a prática no ensino e na formação docente como sendo complexas e suscetíveis a inúmeras variáveis. Concluindo a pesquisa que teve o propósito de explorar o universo referente à docência na Educação Profissional, o desafio de se conhecer novas abordagens para a qualificação e atualização desses profissionais, bem como o escopo de parcerias empresa- escola que fomentam discussões sobre metodologias, tecnologias e interdisciplinaridade presentes nas propostas educacionais, o estudo permitiu observar que o relacionamento com empresas do mercado, por meio de projetos educacionais, podem contribuir para a complementação do saber docente e enriquecimento do plano de aula.
Descrição
Palavras-chave
desenvolvimento profissional de professores , educação profissional , parcerias , parcerias educacionais , cooperação institucional
Citação
CAPARRÓS, Alessandra Verni. Contribuições de parcerias para a formação de professores de educação profissional. 2016. 219 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.