Show simple item record

dc.contributor.advisorStori, Norberto
dc.contributor.authorPaulo, Silvia Rosa Marques
dc.date.accessioned2016-04-18T21:31:51Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:18Z
dc.date.available2008-12-15
dc.date.available2020-05-28T18:11:18Z
dc.date.issued2008-12-03
dc.identifier.citationPAULO, Silvia Rosa Marques. A poética do olhar: a imagem do trabalhador rural na pintura de Candido Portinari e na fotografia de Sebastião Salgado no processo ensino-aprendizagem. 2008. 234 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24935
dc.description.abstractThis work was based in a research about a methodology of teaching in Visual Arts applied in high school, in the Public State School Professora Zipporah Rubinstein, located in the Eastern Region of São Paulo city. It aims to used the methodology called Triangular , set out by Anna Mae Barbosa, intending to develop the skills for the appreciation, contextualization and elaboration of poetic proposals of high school students. The research was justified in using images in the classroom and, consequently, there was a preparation to analyze and understand them before making an artistic production. The images are of rural workers and were chosen because it is an issue rarely studied in the field of Arts and little known by students. The proposal was that they meet the artists and their works, the socio-cultural context and history of the time, discussing their life and experiences expressed by the artists, thus creating a new perspective on the current critical condition and really enjoy the importance of the Arts. The methodology used was the qualitative research, which is theoretically based on the Research-Action. In this, the students produced responses in poetic art, by reading, analyzing and contextualizing painting of Candido Portinari and pictures of Sebastião Salgado, reinterpreting and creating new readings of works. The discussions held in this research are related to works that have social meaning, those dealing with the analysis of workers at two specific moments by artists who have different techniques to address the issue. In one part, Portinari paints the frescoes with the theme of workers, on the other, Salgado, using photo focuses on the dimension of those employees who interact with Brazil social.
dc.description.abstractEsta dissertação teve por base uma pesquisa sobre metodologia de ensino em Artes Visuais aplicada no Ensino Médio, na Escola Pública Estadual Professora Ziporam Rubinstein, situada na Zona Leste da cidade de São Paulo. O objetivo foi aplicar a Metodologia Triangular, enunciada por Ana Mae Barbosa, visando o desenvolvimento de habilidades para a apreciação, contextualização e elaboração de propostas poéticas pelos alunos do Ensino Médio. A pesquisa justifica-se pela utilização de imagens em sala de aula, havendo, portanto, uma preparação em analisar e entender estas imagens antes do fazer artístico. As imagens analisadas são de trabalhadores rurais e foram escolhidas por ser uma temática pouco abordada na área e pouco conhecida pelos alunos. A proposta foi fazer com que os mesmos conhecessem os artistas e suas obras, o contexto sócio-cultural e histórico da época de criação, dialogando com as vivências e experiências expressas pelos autores, criando assim, uma nova perspectiva crítica sobre a atual condição e realidade na importância do fruir a Arte. A metodologia de pesquisa utilizada foi qualitativa, tendo como base teórica a pesquisa-ação. Nela, os alunos produziram respostas poéticas em artes plásticas a partir da leitura, análise e contextualização da pintura de Candido Portinari e da fotografia de Sebastião Salgado, reinterpretando-as e criando novas possibilidades de significações para elas. As discussões que permearam o trabalho tiveram como referência as obras de sentido social, ou seja, aquelas que tratam da análise dos trabalhadores em dois momentos específicos e feitas por artistas com diferentes técnicas de abordar o assunto. Se de um lado Portinari pinta os afrescos com a temática dos trabalhadores, por outro, Salgado, usando a fotografia põe em evidência a dimensão dessa mesma categoria de pessoas no momento em que interagem na questão social do Brasil.
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisa
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectarte visual
dc.subjectabordagem triangular
dc.subjecttrabalhador rural
dc.subjectpintura
dc.subjectfotografia
dc.subjectpesquisa-ação
dc.subjectvisual art
dc.subjecttriangular approach
dc.subjectrural workers
dc.subjectpainting
dc.subjectphotography
dc.subjectresearch-action
dc.titleA poética do olhar: a imagem do trabalhador rural na pintura de Candido Portinari e na fotografia de Sebastião Salgado no processo ensino-aprendizagem
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7439866219715190
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9008340653385020
local.contributor.board1Sanchez, Petra Sanchez
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8981709844306799
local.contributor.board2Rampazzo, Loris Graldi
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8462299862564726
local.publisher.countryBR
local.publisher.departmentEducação, Arte e História
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programEducação, Arte e História da Cultura


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record