Projeto TIM música nas escolas e a educação musical não-formal
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2010-02-12
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Oliveira, Renato Alves de
Orientador
Contier, Arnaldo Daraya
Título da Revista
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Título de Volume
Membros da banca
Schwartz, Rosana Maria Pires Barbato
Mojola, Celso Antonio
Mojola, Celso Antonio
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Este trabalho trata-se de um estudo de caso sobre o projeto Tim Música nas Escolas, desenvolvido com alunos da periferia de São Paulo. Após selecionadas 120 crianças das 5 mil que participaram de oficinas musicais, foram divididas em 4 turmas de 30 alunos, das quais tive a oportunidade de ministrar aulas de musicalização durante o período de 2003 a 2005 a uma turma da EMEF General De Gaulle situada no Jardim São Luiz, Zona Sul. No inicio de 2006 as aulas foram transferidas para a Escola do Auditório Ibirapuera e direcionadas para o aprendizado mais aprofundado do canto e de instrumentos musicais com o intuito primeiro de formarem uma Banda Sinfônica. Foi realizado um levantamento e uma análise dos trabalhos realizados com os participantes do projeto, assim como os resultados alcançados até o final de 2008. Essa pesquisa tem a ambição de auxiliar nos estudos sobre as práticas realizadas em projetos sociais com crianças que se encontram em situação de risco e que se utilizam da música como instrumento facilitador das suas ações em busca de uma inclusão social.
Descrição
Palavras-chave
educação musical , educação musical não-formal , projeto social , inclusão social , musical education , no-formal musical education , social project , social inclusion