Projeto TIM música nas escolas e a educação musical não-formal

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Tipo
Dissertação
Data de publicação
2010-02-12
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Oliveira, Renato Alves de
Orientador
Contier, Arnaldo Daraya
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Schwartz, Rosana Maria Pires Barbato
Mojola, Celso Antonio
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Este trabalho trata-se de um estudo de caso sobre o projeto Tim Música nas Escolas, desenvolvido com alunos da periferia de São Paulo. Após selecionadas 120 crianças das 5 mil que participaram de oficinas musicais, foram divididas em 4 turmas de 30 alunos, das quais tive a oportunidade de ministrar aulas de musicalização durante o período de 2003 a 2005 a uma turma da EMEF General De Gaulle situada no Jardim São Luiz, Zona Sul. No inicio de 2006 as aulas foram transferidas para a Escola do Auditório Ibirapuera e direcionadas para o aprendizado mais aprofundado do canto e de instrumentos musicais com o intuito primeiro de formarem uma Banda Sinfônica. Foi realizado um levantamento e uma análise dos trabalhos realizados com os participantes do projeto, assim como os resultados alcançados até o final de 2008. Essa pesquisa tem a ambição de auxiliar nos estudos sobre as práticas realizadas em projetos sociais com crianças que se encontram em situação de risco e que se utilizam da música como instrumento facilitador das suas ações em busca de uma inclusão social.
Descrição
Palavras-chave
educação musical , educação musical não-formal , projeto social , inclusão social , musical education , no-formal musical education , social project , social inclusion
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