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dc.creatorSimões, Renata Mendespt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:43:50Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:12Z
dc.date.available2010-08-03pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:11:12Z
dc.date.issued2010-04-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24900
dc.description.abstractThe main focus of this qualitative study is the analysis of pedagogical practices of teachers of English as a second language in the undergraduate course of Hospitality Management. The subject matter of this study is as follows: How is the teaching of English for hospitality management students characterized according to their teachers? Two of the most highly regarded post-secondary institutions of Sao Paulo were chosen for the execution of this study, for they are considered by the market as the main educators of professionals for this area. The theoretical framework of this research is based on scholars who are engaged with studies related to learning and to the professional development of teachers. Among others, we can mention Masetto (1998, 2003), Mizukami (1986), Vasconcelos (2000), Freire (2004), Perrenoud (2002), e Shulman (2004). The data for this study were collected through interviews with English teachers. For the analysis and interpretation of the teachers discourses, three main points were considered: (a) academic education, (b) professional performance and (c) students learning. Such discourses indicate how university level English teachers verbalize the construction of their teaching practices. The results show that although the teachers have different teaching time experience and different age, they share some of the same references and origins, and these references influence their practices. Each and every one of them has their own teaching experience and they believe this facilitates their teaching practice. They also indicate that, along their professional journey, they construct knowledge about how to teach English to professionals with specific profiles.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpráticas pedagógicaspor
dc.subjectprofessores de inglêspor
dc.subjectformação de professorespor
dc.subjectcurso superior de hotelariapor
dc.subjectteaching practiceseng
dc.subjectteacher educationeng
dc.subjectenglish teacherseng
dc.subjecthospitality management courseeng
dc.titleO ensino de inglês em curso superior de hotelaria: um estudo sobre práticas docentespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.description.resumoEste estudo, de natureza qualitativa, tem como foco a análise de práticas pedagógicas de professores de língua inglesa em cursos superiores de hotelaria. A questão de pesquisa configura-se da seguinte forma: Como se caracteriza o ensino de inglês para alunos de hotelaria sob a ótica de seus professores? Para a concretização do presente estudo foram escolhidas duas instituições de ensino superior da cidade de São Paulo, consideradas pelo mercado de trabalho como sendo as principais formadoras de profissionais da área. Os principais teóricos que fundamentam essa pesquisa desenvolvem trabalhos relacionados à aprendizagem e ao desenvolvimento profissional de professores. Dentre eles podemos citar Masetto (1998, 2003), Mizukami (1986), Vasconcelos (2000), Freire (2004), Perrenoud (2002), e Shulman (2004). Os dados desta pesquisa foram coletados por meio de entrevistas com professores de inglês. Para a análise e interpretação dos relatos dos professores foram considerados três eixos principais, derivados da questão de pesquisa: (a) formação acadêmica, (b) atuação profissional e (c) aprendizagem dos alunos. Tais relatos indicam como professores da língua inglesa em cursos superiores de hotelaria verbalizam a construção de suas práticas pedagógicas. Os resultados evidenciaram que os professores, apesar de idade e tempo de experiência diferentes, possuem alguns referenciais e origens compartilhados; sendo que tais referenciais influenciam muito suas práticas. Todas contam com suas próprias experiências de ensino e acreditam que a experiência facilita a prática pedagógica. Indicam, igualmente, que constroem, ao longo de seu percurso profissional, conhecimentos sobre como ensinar a língua inglesa para profissionais com perfis específicos.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4361105511293579por
dc.contributor.advisor1Mizukami, Maria da Graça Nicolettipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481por
dc.contributor.referee1Tancredi, Regina Maria Simões Puccinellipt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7581179241493847por
dc.contributor.referee2Reali, Aline Maria de Medeiros Rodriguespt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3250195451890332por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4343/Renata%20Mendes%20Simoes.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2058/1/Renata%20Mendes%20Simoes.pdf


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