O trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem de videoconferência: a percepção de professores videoconferencistas
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2006-08-21
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Weckelmann, Valéria Faria
Orientador
Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Allegretti, Sônia Maria de Macedo
Allegretti, Sônia Maria de Macedo
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
O presente trabalho traz à discussão os resultados de uma pesquisa realizada com docentes que detêm significativa experiência no ensino superior em ambientes de aprendizagem nas modalidades de ensino presencial e à distância na mídia
videoconferência. A pesquisa busca apreender como esses professores percebem, entre outros aspectos: as diferenças entre a aula presencial e a ministrada por videoconferência, o que os conduziu à essa mídia, as dificuldades encontradas para a realização deste trabalho, e, segundo suas vivências, quais são as habilidades que um docente necessita desenvolver para o trabalho na videoconferência. Aspectos relacionados ao material utilizado na videoconferência, tanto no que diz respeito à elaboração quanto à execução, são abordados, assim como a percepção, seus sentimentos avanços e dificuldades. Procura-se extrair a partir de suas
percepções as características e competências necessárias para atuar em ambiente de aprendizagem virtual de videoconferência. O contexto da videoconferência foi o de cursistas-alunos e professores com experiência na docência, e a videoconferência foi ministrada a partir de estúdio de geração com conexão multiponto, ou seja, a aula foi ministrada simultaneamente para quatro ou cinco salas localizadas em lugares geograficamente dispersos.
Descrição
Palavras-chave
educação a distância , trabalho docente , videoconferência , distance education , teaching work , videoconference
Assuntos Scopus
Citação
WECKELMANN, Valéria Faria. O trabalho docente no ambiente virtual de aprendizagem de videoconferência: a percepção de professores videoconferencistas. 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.