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dc.creatorNascimento, Julia de Cassia Pereira dopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:43:18Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:11:02Z
dc.date.available2008-06-09pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:11:02Z
dc.date.issued2008-03-05pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Julia de Cassia Pereira do. Formação pedagógica de docentes do ensino superior em cursos de pós-graduação "stricto sensu". 2008. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24838
dc.description.abstractUnder the influence of the knowledge society, the growth of the demand for a professional graduation brings up the discussion on capacity of the university professors. Postgraduate education stricto sensu courses have a special attention once they are responsible for preparing researchers and other professors. The objective of this work is to reflect about pedagogic formation of professors by discussing the opportunities avaiable by to the mastering courses effectiveness in order to make this formation become true. Evolution of superior graduation is shown through a historical data collection and based on legislation. In some analysis made with Capes and Unversities allowed a research focus delimitation and understanding on how the master courses intend to give future professors a solid pedagogic basis. Authors like Morosini (2000), Pimenta & Anastasiou (2002), Masetto (2003), Pachane (2003), Zabalza (2003), among others, contributed on the construction of university professors profile, allowing a dialog with Santomé (1998), Moreira (2000) and Lampert (2002) about curriculum organization an its importance on professional formation. Results of this work leaded to conclude that only a few master programs are concerned on preparing professors to teach at superior graduation, oftenly by offering only one or two methodology disciplines. Due to this, it's important, necessary and urgent to develop pedagogic competence of professors, by using activities that join action and reflection on the practice of teaching and researching.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdocência universitáriapor
dc.subjectformação pedagógicapor
dc.subjectensino superiorpor
dc.subjectformação de professorespor
dc.subjectcompetência pedagógicapor
dc.subjectpedagogic formationeng
dc.subjectsuperior educationeng
dc.subjectprofessor formationeng
dc.subjectpedagogic competenceeng
dc.titleFormação pedagógica de docentes do ensino superior em cursos de pós-graduação "stricto sensu"por
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.description.resumoSob a influência da sociedade do conhecimento, o crescimento da demanda por ensino superior, na busca de formação profissional, reacende a discussão sobre a competência dos professores universitários. Adquirem papel de destaque os cursos de pós-graduação strito sensu, os quais devem cumprir o que a legislação brasileira lhes confere como função: a formação de pesquisadores e docentes do ensino superior. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a formação pedagógica do docente do ensino superior, discutindo as oportunidades oferecidas pelos cursos de mestrado para que esta formação efetivamnte aconteça. Com levantamentos históricos do ensino superior no Brasil, buscou-se mostrar a evolução deste nível de ensino, tomando por base a legislação educacional. Numa análise documental com a Capes e com as universidades, foi possível delimitar o foco da pesquisa e verificar como os cursos de mestrado, em diferentes programas, pretendem propiciar a formação pedagógica dos futuros docentes universitários. Autores como Morosini (2000), Pimenta & Anastasiou (2002), Masetto (2003), Pachane (2003), Zabalza (2003) entre outros, contribuiram na construção do perfil do docente universitário, propiciando um diálogo com Santomé (1998), Moreira (2000) e Lampert (2002) em relação à organização curricular e sua importância na formação profissional. O resultado deste trabalho permite concluir que são relativamente poucos os programas de Mestrado que se preocupam com a formação docente para o ensino superior. Dentre estes, alguns apenas oferecem uma ou duas disciplinas de Metodologia do Ensino Superior. É, portanto, importante, necessário e urgente que se desenvolva a competência pedagógica dos docentes universitários, com atividades que permitam unir a ação e reflexão na prática da docência e da pesquisa.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4768816664981037por
dc.contributor.advisor1Masetto, Marcos Tarcisopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0857037856114032por
dc.contributor.referee1Rizolli, Marcospt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4808339542698874por
dc.contributor.referee2Antoniazzi, João Humbertopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5803467438922740por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4278/Julia%20de%20Cassia%20Pereira%20do%20Nascimento.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1962/1/Julia%20de%20Cassia%20Pereira%20do%20Nascimento.pdf


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