Rádio Nacional do Rio de Janeiro: um estudo da consolidação da emissora no período de 1936 a 1945

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2008-02-14
Autores
Martini, Carina Macedo
Orientador
Contier, Arnaldo Daraya
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Rizolli, Marcos
Aquino, Maria Aparecida de
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Rádio Nacional do Rio de Janeiro: um estudo da consolidação da emissora no período de 1936 a 1945 é uma investigação dos aspectos que contribuíram para o sucesso e apropriação da emissora no sentido de direcionar o rádio como um meio de comunicação de massa. A pesquisa tem por finalidade procurar entender alguns dos motivos que impulsionaram esse quadro tal como a estruturação da emissora como uma empresa de radiodifusão, a exploração devida das características do meio, o pioneirismo das produções e veiculação de alguns gêneros radiofônicos e ainda a influência da publicidade e da propaganda nesse cenário. Dessa forma, é inevitável que se estabeleça o diálogo desse material radiofônico com o contexto político, social e cultural da cidade na época.
Descrição
Palavras-chave
rádio , rádio Nacional , gêneros radiofônicos , publicidade , propaganda , Estado Novo , radio , National radio , radio genders , publicity , advertisement , New State
Citação
MARTINI, Carina Macedo. Rádio Nacional do Rio de Janeiro: um estudo da consolidação da emissora no período de 1936 a 1945. 2008. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.