Rádio Nacional do Rio de Janeiro: um estudo da consolidação da emissora no período de 1936 a 1945
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2008-02-14
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Martini, Carina Macedo
Orientador
Contier, Arnaldo Daraya
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Rizolli, Marcos
Aquino, Maria Aparecida de
Aquino, Maria Aparecida de
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Rádio Nacional do Rio de Janeiro: um estudo da consolidação da emissora no período de 1936 a 1945 é uma investigação dos aspectos que contribuíram para o sucesso e apropriação da emissora no sentido de direcionar o rádio como um meio de comunicação de massa. A pesquisa tem por finalidade procurar entender alguns dos motivos que impulsionaram esse quadro tal como a estruturação da emissora como uma empresa de radiodifusão, a exploração devida das características do meio, o pioneirismo das produções e veiculação de alguns gêneros radiofônicos e ainda a influência da publicidade e da propaganda nesse cenário. Dessa forma, é inevitável que se estabeleça o diálogo desse material radiofônico com o contexto político, social e cultural da cidade na época.
Descrição
Palavras-chave
rádio , rádio Nacional , gêneros radiofônicos , publicidade , propaganda , Estado Novo , radio , National radio , radio genders , publicity , advertisement , New State
Assuntos Scopus
Citação
MARTINI, Carina Macedo. Rádio Nacional do Rio de Janeiro: um estudo da consolidação da emissora no período de 1936 a 1945. 2008. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.