Imaginário e design: resignificação do jogo eletrônico por meio da linguagem expressiva

View/ Open
Date
2007-09-14Author
Sato, Adriana Kei Ohashi
Advisor
Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
Referee
Rizolli, Marcos
Referee
Moura, Monica
Metadata
Show full item recordAbstract
This work intends to analyze design as the object that generates answers to the user's (gamer's) expectations based on the collective imaginarium. In turn, this imaginarium originates in a specific social-cultural context. Considering men as symbolic beings, they look for the reason of their existence by attribuing meaning to objects. Those meanings are interpreted by society, creating values, behaviors and
cultural references. This work presents fundamental concepts about design and its presence in the social-cultural context, being design the language that interprets and re-signify the electronic game based on the collective imaginarium. A presente pesquisa procura analisar o design como objeto gerador de respostas às expectativas do usuário (jogador) a partir do imaginário coletivo. Por sua vez, este imaginário, tem a sua origem em um determinado contexto sócio-cultural. Considerando o homem como um ser simbólico, este busca o sentido para sua existência por meio da atribuição de significados aos objetos. Tais significados são interpretados pela sociedade criando seus valores, comportamentos e referenciais culturais. Ao longo deste trabalho são apresentados conceitos fundamentais sobre o design e sua presença no contexto sócio-cultural, sendo o design, a linguagem que interpreta e resignifica, a partir do imaginário coletivo, um jogo eletrônico.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Citation
SATO, Adriana Kei Ohashi. Imaginário e design: resignificação do jogo eletrônico por meio da linguagem expressiva. 2007. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.