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    Imaginário e design: resignificação do jogo eletrônico por meio da linguagem expressiva

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    Adriana Kei Ohashi Sato.pdf (1.356Mb)
    Date
    2007-09-14
    Author
    Sato, Adriana Kei Ohashi
    Advisor
    Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
    Referee
    Rizolli, Marcos
    Referee
    Moura, Monica
    Metadata
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    Abstract
    This work intends to analyze design as the object that generates answers to the user's (gamer's) expectations based on the collective imaginarium. In turn, this imaginarium originates in a specific social-cultural context. Considering men as symbolic beings, they look for the reason of their existence by attribuing meaning to objects. Those meanings are interpreted by society, creating values, behaviors and cultural references. This work presents fundamental concepts about design and its presence in the social-cultural context, being design the language that interprets and re-signify the electronic game based on the collective imaginarium.
     
    A presente pesquisa procura analisar o design como objeto gerador de respostas às expectativas do usuário (jogador) a partir do imaginário coletivo. Por sua vez, este imaginário, tem a sua origem em um determinado contexto sócio-cultural. Considerando o homem como um ser simbólico, este busca o sentido para sua existência por meio da atribuição de significados aos objetos. Tais significados são interpretados pela sociedade criando seus valores, comportamentos e referenciais culturais. Ao longo deste trabalho são apresentados conceitos fundamentais sobre o design e sua presença no contexto sócio-cultural, sendo o design, a linguagem que interpreta e resignifica, a partir do imaginário coletivo, um jogo eletrônico.
     
    CNPq Area
    CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
    Citation
    SATO, Adriana Kei Ohashi. Imaginário e design: resignificação do jogo eletrônico por meio da linguagem expressiva. 2007. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
    URI
    http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24827
    Collections
    • Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis [494]

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    Universidade Presbiteriana Mackenzie
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