Show simple item record

dc.creatorFelix, Ana Carolina Moliterno Furtadopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:43:03Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:10:59Z
dc.date.available2015-07-24pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:10:59Z
dc.date.issued2015-06-17pt_BR
dc.identifier.citationFELIX, Ana Carolina Moliterno Furtado. Ludicidade e patrimônio cultural: jogo de percurso com foco na aldeia de Carapicuíba/SP. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24819
dc.description.abstractBuilding upon the issues on cultural mediation, the game and the pursuit of building knowledge about art and heritage, as well as on the course and experience as a teacher of art, this research expanded reflections on the playfulness in art class, connected with cultural heritage. the paper presents a survey of board game at school and at cultural institutions and develops a game with the carapicuíba village focused. the game in its versions has also been transformed with the participation of elementary school students ii state school prof. manoel da conceição santos, in the municipality of carapicuíba. the survey revealed as the game, the playful and cultural heritage can mediate content in art classes and how students interacted with the specially crafted game, experiencing it as an interdisciplinary instrument of knowledge.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectartepor
dc.subjectludicidadepor
dc.subjectmediação culturalpor
dc.subjectpatrimônio culturalpor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectarteng
dc.subjectplayfulnesseng
dc.subjectcultural mediationeng
dc.subjectcultural heritageeng
dc.subjecteducationeng
dc.titleLudicidade e patrimônio cultural: jogo de percurso com foco na aldeia de Carapicuíba/SPpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.description.resumoFundamentando-se nas questões sobre a mediação cultural, o jogo e a busca da construção de conhecimento sobre arte e patrimônio, como também no percurso e experiência como professora de arte, a presente pesquisa ampliou reflexões sobre a ludicidade na aula de arte, conectada com o patrimônio cultural. o trabalho apresenta uma pesquisa sobre jogo de percurso na escola e em instituições culturais e desenvolve um jogo tendo a aldeia de carapicuíba como foco. o jogo em suas versões foi transformado também com a participação dos alunos do ensino fundamental ii da escola estadual prof. manoel da conceição santos, no município de carapicuíba. a pesquisa revelou como o jogo, o lúdico e o patrimônio cultural podem mediar conteúdos nas aulas de arte e como os alunos interagiram com o jogo especialmente criado, vivenciando-o como instrumento de conhecimento interdisciplinar.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6369332278040566por
dc.contributor.advisor1Martins, Mirian Celeste Ferreira Diaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7167254305943668por
dc.contributor.referee1Stori, Norbertopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9008340653385020por
dc.contributor.referee2Christov, Luiza Helena da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6759357428919652por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4248/Ana%20Carolina%20Moliterno%20Furtado%20Felix.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1934/1/Ana%20Carolina%20Moliterno%20Furtado%20Felix.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record