Adelpha Repositório DigitalAdelpha
    • About
    • Our policy
    • Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
    • Dissertações
    • Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
    • Dissertações
    • Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects
    This CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    A importância do movimentar-se para a vida humana: aspectos históricos, educacionais e do cotidiano

    Thumbnail
    View/Open
    Fabio Marchioreto.pdf (2.073Mb)
    Date
    2015-02-06
    Author
    Marchioreto, Fábio
    Advisor
    Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano
    Referee
    Freire, Elisabete dos Santos
    Referee
    Manoel, Edison de Jesus
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Este trabalho trata da importância do movimentar-se para a vida humana com o objetivo de qualificar as experiências escolares de jovens relacionadas ao que aprenderam na escola e permaneceu em suas vidas cotidianas; o que destas experiências significou a aprendizagem de conhecimento relativo ao movimentar-se na perspectiva histórico-evolutiva da humanidade e suas projeções para o futuro (biocibernética). Fundamentou-se teoricamente em ideias de alguns autores, como José Guilmar Mariz de Oliveira, Go Tani, Edison de Jesus Manoel sobre a Cinesiologia Humana, Richard Dawkins, Richard Foley, Jared Diamond, Richard Leakey e a História Evolutiva, Michel de Foucault, Edgar Morin sobre os aspectos relacionados a Educação Escolar e o paradigma simplificador, disciplinador e dualista. A pesquisa seguiu as diretrizes do método fenomenológico de investigação ao registrar a fala e os gestos de alunos que estão terminando a Educação Escolar Básica na cidade de São Paulo. A reflexão realizada a partir da análise dos dados evidenciou uma dificuldade dos alunos na articulação das respostas relacionadas ao movimentar-se na história da cultura, mostrando falta de repertório para lidar com o tema. Com relação ao futuro projetaram uma situação paradoxal entre o movimentar-se e a cibernética, ao apontar benefícios como a recuperação da locomoção bípede por um lado e por outro ao identificar o futuro da relação humano-máquina como algo sombrio através da crescente sedentarização humana. Com relação ao movimentar-se no ambiente escolar os alunos identificaram uma dicotomia entre a quase ausência de movimento nas aulas que acontecem na sala de aula e o movimentar-se nas aulas de Educação Física, porém, ao qualificar as experiências relacionadas às aulas de Educação Física, interpretaram este componente curricular como desarticulado do compromisso de ensinar conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais, o que pouco ou quase nada contribui para suas vidas cotidianas.
     
    This work, which deals with the importance of movement to human life, aimed to qualify the school experiences related to the movement of young people, specifically the ones learned in school and that remained in their everyday lives, what from these experiments meant learning of knowledge related to the movement in the historical and evolutionary perspective of humanity and its projections for the future (biocybernetics). It is theoretically grounded in ideas of some authors, like Jose Guilmar Mariz de Oliveira, Go Tani, Edison Jesus Manoel on Human Kinesiology, Richard Dawkins, Richard Foley, Jared Diamond, Richard Leakey history of evolution, Michel Foucault, Edgar Morin on aspects related to school education and the simplifier, disciplinarian and dualistic paradigm. The research followed the guidelines of the phenomenological method as the speech and gestures of students who are finishing the School Basic Education in São Paulo. The reflection made from the data analysis indicated students difficulty in articulating answers related to the movement in the history of culture, showing a lack of repertoire for dealing with the topic. As for the future, they forecasted a paradoxical situation between moving and cybernetics by, on the one hand, pointing out benefits like bipedal locomotion recovery and on the other hand to identify the future of human-machine interface as something dark by increasing human sedentary lifestyle. Regarding movement in the students school environment, they identified a dichotomy between the near absence of movement in the classes that take place in the classroom and the movement in Physical Education classes. However, by describing the experiences related to Physical Education classes, they interpreted this curriculum component as disconnected from the commitment to teach conceptual, procedural and attitudinal knowledge, what added little or nothing to their everyday lives.
     
    CNPq Area
    CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL
    Citation
    MARCHIORETO, Fábio. A importância do movimentar-se para a vida humana: aspectos históricos, educacionais e do cotidiano. 2015. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
    URI
    http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24813
    Collections
    • Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis [495]

    Mackenzie
    Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Contact Us | Send Feedback
    DSpace Software Copyright © 2002-2020 Duraspace
     

     


    Mackenzie
    Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Contact Us | Send Feedback
    DSpace Software Copyright © 2002-2020 Duraspace