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dc.contributor.advisorRizolli, Marcos
dc.contributor.authorSantos, Bruno Carvalho dos
dc.date.accessioned2016-03-15T19:42:48Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:10:56Z
dc.date.available2014-10-22
dc.date.available2020-05-28T18:10:56Z
dc.date.issued2014-08-08
dc.identifier.citationSANTOS, Bruno Carvalho dos. Game Linguagem: um estudo sobre sintaxe e novas mídias. 2014. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24797
dc.description.abstractA presente pesquisa faz um estudo sobre estruturas dos códigos nos jogos digitais, apresentadas aqui como sintaxes de uma Game Linguagem. Assim, este trabalho divide-se em três momentos que inicia-se com o conceito de jogo sendo contextualizado de forma contemporânea na cultura digital e caracterizando-o em duas instâncias: objeto e atividade. Em seguida, para apresentar as características estruturas de um jogo digital é feita uma breve apresentação de World of Warcraft, objeto de estudo que servirá de referência durante as etapas de analise dos elementos básicos que compõem um jogo encontrados nos conceitos de game design. Dessa forma, uma reorganização triádica em dimensões sintáticas é proposta para acomodar os elementos baseados nas tecnologias utilizadas de maneira flexível e mantendo sempre a característica de jogo. Por fim, um estudo sobre o conceito de linguagem aplicado aos jogos digitais é apresentado com a intenção de indicar o início de um caminho do estudo dos games como linguagem. Esta pesquisa reserva-se a apontar estruturas organizadas dos códigos contidos nos jogos digitais, chamadas aqui de sintaxes da Game Linguagem.
dc.description.abstractThis research is a study on structures of the codes in digital games, presented here as syntax of a Game Language. This work is divided into three phases that begins with the concept of game being contextualized in a contemporary form in digital culture and characterizing it in two instances: object and activity. Then to present the structures features a digital game is a brief presentation of World of Warcraft, object of study that will serve as a reference during the stages of analysis of the basic elements that make up a game found in the concepts of game design. Thus, a triadic reorganization syntactic dimensions is proposed to accommodate the elements based on the technologies utilized flexibly and always keeping the characteristic of game. Finally, a study on the concept of language applied to digital games is presented with the intention to indicate the beginning of a path of the study of games as language. This research reserves pointing organized structures of the codes contained in the digital games, called here the syntax of the Game Language.
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectjogos
dc.subjectnovas mídias
dc.subjectlinguagem
dc.subjectgames
dc.subjectnew media
dc.subjectlanguage
dc.titleGame Linguagem: um estudo sobre sintaxe e novas mídias
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6793382620896610
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4808339542698874
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4169/Bruno%20Carvalho%20dos%20Santos.pdf.jpg
local.contributor.board1Pacheco, Beatriz de Almeida
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6278009418977363
local.contributor.board2Branco, Marsal Avila Alves
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339824761466721
local.publisher.countryBR
local.publisher.departmentEducação, Arte e História
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programEducação, Arte e História da Cultura


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