A importância do estágio na formação inicial do professor como eixo norteador para práticas interdisciplinares

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2014-08-05
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Neves, Adriana Parravano
Orientador
Ambrogi, Ingrid Hötte
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A presente pesquisa tem por objeto central o estágio supervisionado no curso de Pedagogia como eixo norteador para constituição de experiências interdisciplinares na formação inicial do professor. Foi analisado um curso de formação de professores na capital paulista para confrontar os aspectos teóricos da necessidade de desencadear uma postura interdisciplinar presente nas orientações para formação inicial de professores Para tanto, foi feita uma revisão bibliográfica, utilizando autores centrados em temas sobre Formação de Professor, Interdisciplinaridade, Currículo e Estágio Supervisionado; além da pesquisa de campo, onde utilizei como ferramentas de coleta de dados o caderno de campo, em que registrei a rotina e as aulas observadas do curso, além da aplicação de um questionário com cinco perguntas voltadas à reflexão sobre a ideia de teoria e prática e de documentos do curso de Pedagogia. Durante as análises da coleta, foi possível perceber a dificuldade que os alunos em formação pedagógica possuem em relacionar a teoria com a prática, argumentando falta de estímulo, prática observada na formação e percepção do contexto atual. O estágio revelou-se como fundamental para que os discentes sejam expostos a projetos e propostas que congreguem reflexões e análises interdisciplinares durante a formação inicial, tornando mais coerentes a formação em relação às necessidades contemporâneas de um pensamento e uma ação mais complexos. Dentre os resultados, foi possível conhecer o olhar dos alunos perante o estágio no curso de formação inicial bem verificar a importância da questão interdisciplinar no contexto de formação, pois embora não tivessem a possibilidade de vivenciar o desafio interdisciplinar, os alunos trouxeram inquietações nesse sentido.
Descrição
Palavras-chave
formação inicial de professores , estágio supervisionado , interdisciplinaridade , initial teacher education , supervised internship , interdisciplinary
Assuntos Scopus
Citação
NEVES, Adriana Parravano. A importância do estágio na formação inicial do professor como eixo norteador para práticas interdisciplinares. 2014. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.