Show simple item record

dc.creatorYamamoto, Fernanda Aparecidapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:42:34Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:10:52Z
dc.date.available2014-04-04pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:10:52Z
dc.date.issued2013-12-11pt_BR
dc.identifier.citationYAMAMOTO, Fernanda Aparecida. Aprendizagem da docência de professores de educação profissional. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24776
dc.description.abstractThis study examines the learning paths of teachers in technical courses who do not have any specific teacher training, based on an in-depth survey of the experiences and educational backgrounds of instructors at eight units of the National Commercial Training Service (Senac) in the São Paulo metropolitan region. The article first discusses the theoretical framework of teachers education, considering studies on pedagogic knowledge of content, reflections on teaching practice, in-service learning of teachers and the specific aspects of professional education. Then it briefly describes the professional training units analyzed and Senac s educational development program (specifically the continued education program). This study is qualitative in nature and is based on interviews with 13 instructors, seeking to elicit information on their backgrounds and teaching methods. They were chosen (intentional sample) due to their prestige among colleagues, since many of them are considered to be references regarding mastery of the specific knowledge taught and appropriation of the institution s pedagogic model. The analyses indicate that professional learning is a continuous process, achieved by means of personal experiences and in-service professional practice, with highlight on the practice of exchanges with colleagues and students of the ongoing education courses offered by the institution, considering the professional competencies and interdisciplinary knowledge required by the current job market. Based on the school as the learning place, the results indicate the program is effective, but could be improved by reorganization in some aspects.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectaprendizagem da docênciapor
dc.subjecteducação profissionalpor
dc.subjectformação continuadapor
dc.subjectteacher trainingeng
dc.subjectprofessional Educationeng
dc.subjectteacher Educationeng
dc.titleAprendizagem da docência de professores de educação profissionalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEpor
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar, sob a ótica dos docentes, como se caracterizam as trajetórias de aprendizagem da docência de professores que atuam na educação profissional de nível técnico e que não possuem formação pedagógica, a partir do estudo de suas experiências e itinerários formativos. Para tanto, o referencial teórico se pauta em torno da aprendizagem da docência considerando os estudos sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo, a prática pedagógica reflexiva, a formação em serviço e as especificidades da atuação docente na educação profissional. Apresenta-se o local no qual a pesquisa foi realizada, o Senac São Paulo, traçando um breve histórico e sua relação com a Educação Profissional, assim como seu modelo educacional e seu Programa de Desenvolvimento Educacional (programa de formação continuada). Essa pesquisa, de natureza qualitativa, contou com a participação de treze docentes de oito unidades da rede Senac São Paulo da capital e grande São Paulo. Eles foram escolhidos (amostra intencional), devido ao seu destaque na prática docente, sendo, muitas vezes, considerados referência para os colegas quanto ao domínio do conhecimento específico e apropriação da proposta pedagógica da instituição. Para analisar essa prática pedagógica consolidada, foram utilizados relatos de formação e entrevistas. As resultados apontam para uma aprendizagem da profissão que se dá de forma contínua por meio de experiências pessoais, prática profissional e em serviço, com destaque para a reflexão sobre a prática na troca com colegas e alunos e por meio dos cursos de formação continuada oferecidos pela Instituição, considerando as competências profissionais necessárias ao profissional contemporâneo e os saberes plurais indisciplinares. Considerando a escola como local de aprendizagem constata-se, portanto, a efetividade do programa de formação utilizado pela instituição, mas também possibilidades de reorganizá-lo.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5613617092442934por
dc.contributor.advisor1Mizukami, Maria da Graça Nicolettipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481por
dc.contributor.referee1Tancredi, Regina Maria Simões Puccinellipt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7581179241493847por
dc.contributor.referee2Pagotto, Maria Dalva Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9325110092518389por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4147/Fernanda%20Aparecida%20Yamamoto.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1885/1/Fernanda%20Aparecida%20Yamamoto.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record