Aprendizagem da docência de professores de educação profissional

Imagem de Miniatura
Tipo
Dissertação
Data
2013-12-11
Autores
Yamamoto, Fernanda Aparecida
Orientador
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
Pagotto, Maria Dalva Silva
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar, sob a ótica dos docentes, como se caracterizam as trajetórias de aprendizagem da docência de professores que atuam na educação profissional de nível técnico e que não possuem formação pedagógica, a partir do estudo de suas experiências e itinerários formativos. Para tanto, o referencial teórico se pauta em torno da aprendizagem da docência considerando os estudos sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo, a prática pedagógica reflexiva, a formação em serviço e as especificidades da atuação docente na educação profissional. Apresenta-se o local no qual a pesquisa foi realizada, o Senac São Paulo, traçando um breve histórico e sua relação com a Educação Profissional, assim como seu modelo educacional e seu Programa de Desenvolvimento Educacional (programa de formação continuada). Essa pesquisa, de natureza qualitativa, contou com a participação de treze docentes de oito unidades da rede Senac São Paulo da capital e grande São Paulo. Eles foram escolhidos (amostra intencional), devido ao seu destaque na prática docente, sendo, muitas vezes, considerados referência para os colegas quanto ao domínio do conhecimento específico e apropriação da proposta pedagógica da instituição. Para analisar essa prática pedagógica consolidada, foram utilizados relatos de formação e entrevistas. As resultados apontam para uma aprendizagem da profissão que se dá de forma contínua por meio de experiências pessoais, prática profissional e em serviço, com destaque para a reflexão sobre a prática na troca com colegas e alunos e por meio dos cursos de formação continuada oferecidos pela Instituição, considerando as competências profissionais necessárias ao profissional contemporâneo e os saberes plurais indisciplinares. Considerando a escola como local de aprendizagem constata-se, portanto, a efetividade do programa de formação utilizado pela instituição, mas também possibilidades de reorganizá-lo.
Descrição
Palavras-chave
aprendizagem da docência , educação profissional , formação continuada , teacher training , professional Education , teacher Education
Citação
YAMAMOTO, Fernanda Aparecida. Aprendizagem da docência de professores de educação profissional. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.