Adelpha Repositório DigitalAdelpha
    • About
    • Our policy
    • Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
    • Dissertações
    • Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
    • Dissertações
    • Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects
    This CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    Escola e cultura: visão de alunos da educação de jovens e de adultos

    Thumbnail
    View/Open
    Angela Maria Mendes.pdf (1.422Mb)
    Date
    2013-09-24
    Author
    Mendes, Ângela Maria
    Advisor
    Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
    Referee
    Ambrogi, Ingrid Hötte
    Referee
    Pagotto, Maria Dalva Silva
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    O objetivo da pesquisa foi verificar a relação estabelecida pelos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre escola e espaço cultural. O estudo foi desenvolvido com 90 alunos da Etapa Final da EJA do Ciclo Fundamental II, do período noturno, de uma escola pública da cidade de São Paulo. Para consultar os estudantes, utilizou-se um questionário. As questões foram divididas em blocos e serviram para: a) caracterizar os alunos e seu percurso escolar; b) perceber a relação que eles estabelecem entre escola e espaço cultural; c) conhecer sua aprendizagem dentro e fora da escola, d) identificar as expectativas dos alunos em relação à escola e ao trabalho. O referencial teórico abordou: a educação e a cultura e como elas se relacionam ao se tratar da escola (educação formal) e espaço cultural (educação não formal). Por isso, recorreu-se aos conceitos de educação formal, educação não formal e educação informal a partir das ideias de Gohn (2008/2010), Libâneo (2011), Trilla (2008). Também utilizou se as ideias de Chauí (2010) e Coelho (2006) para entender cultura, e as ideias de Moreira (2008) e Freire (2001) para refletir sobre currículo.Destacam-se alguns resultados da pesquisa: a) o número de jovens na EJA aumentou e o de adultos diminuiu; b) os alunos reconhecem a importância do ensino escolar e percebem que existe um saber fora da escola; c) o acesso à produção cultural para alguns alunos não existiria sem a ação da escola; d) a necessidade de promover a permanência dos estudantes da EJA na escola e intensificar sua participação em espaços de cultura. Considera-se necessário ampliar a ação da escola e do espaço cultural como locais de divulgação de conhecimentos distintos voltados para a formação de indivíduos que agem sobre e no mundo.
     
    El objetivo de esta investigación fue comprobar la relación establecida por los estudiantes de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), entre la escuela y el espacio cultural. El estudio se lleró a cabo con 90 estudiantes de la EJA Ciclo Fundamental II, el período nocturno, de una ciudad de São Paulo. Para ver los estudiantes se utilizó un cuestionario. Las preguntas se dividen en bloques y sirvó para: a) caracterizar los estudiantes y su escuela; b) comprensión de la relación que se establece entre la escuela y espacio cultural; c) conocer su aprendizaje dentro y fuera de la escuela; d) identificar las expectativas de los estudiantes en relación a la escuela y al trabajo. El marco teórico discutido: con la educación y la cultura y cómo se relacionan con el caso de la escuela (educación formal) e incluso hay programas de cultural (educación no formal). Por esta razón, han recurrido-se a los conceptos de educación informal de las ideas de Gohn (2008/2010), Libâneo (2011) y Trilla (2008). También se utizaba las ideas de Chauí (2010) y Coelho (2006) para entender la cultura y a las ideas de Moreira (2008) a fin de reflexionar sobre el plan de estudios. Es de destacar algunos de los resultados de la búsqueda: a) el número de los jóvenes en la educación de adultos aumentó y disminuyó adulto; b) los estudiantes reconocen la importancia de la educación formal y se dan cuenta de que hay un conocimiento fuera de la escuela; c) el acceso a la producción cultural para algunos estudiantes no podrían existir sin la acción de la escuela; d) la necesidad de promover la retención de los estudiantes de la EJA en la escuela e intensifiquen su participación en los espacios de la cultura. Se ha considerado necesario ampliar en la acción de la escuela y del espacio cultural como lugares de difusión de los conocimientos que enfrenta la formación de la personas que actúan en y el mundo.
     
    CNPq Area
    CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
    Citation
    MENDES, Ângela Maria. Escola e cultura: visão de alunos da educação de jovens e de adultos. 2013. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
    URI
    http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24764
    Collections
    • Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis [507]

    Mackenzie
    Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Contact Us | Send Feedback
    DSpace Software Copyright © 2002-2020 Duraspace
     

     


    Mackenzie
    Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Contact Us | Send Feedback
    DSpace Software Copyright © 2002-2020 Duraspace