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dc.creatorAbiorana, Dângela Nunespt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:42:27Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:10:49Z
dc.date.available2013-12-14pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:10:49Z
dc.date.issued2012-08-21pt_BR
dc.identifier.citationABIORANA, Dângela Nunes. Cibercorpobra: o corpo em momentos transitórios. 2012. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24758
dc.description.abstractThis paper discusses, within the review of the Information Theory of Norbert Wiener, aspects concerning the relations of command and control in systems proposed in three artistic masterpieces. We conducted a clipping with their authors (artists) treat the processes involving the human body and movement, and how relations of command and control, among other aspects and issues of Cybernetics, has been reviewed and explored artistically. The analysis of each work was done at a different moment of cybernetics, and every moment was approached contextually different ways of dealing with the issues discussed. After examining the theoretical framework and analysis of works "The Ancestral Path: The Dog Monkeys journey through the amorphic Society" (1997), MacMurtrie, for the moment of cybernetics programmatic analog; "MOVOTAR" (2000), Stelarc, for the moment of cybernetics random, and "Unnamed Soundsculpture" (2012), Daniel Franke and Cedric Kiefer, for the moment cyber rhizomatic, it was revealed that the review of information theory, as proposed by Wiener, was necessary because the issue of noise has changed, has to be understood as more redundancy than as estrangement. In reviewing the laws of thermodynamics, particularly his second law, which states that the noise is inevitable and increasingly tends to increase, and so the whole system goes into chaos, it becomes clear the notion that it was necessary to do another reading about information theory, in this new context, then establishing a constant, the presence of noise.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcibernéticapor
dc.subjectcorpopor
dc.subjectmovimentopor
dc.subjectcibercopobrapor
dc.subjectcyberneticseng
dc.subjectbodyeng
dc.subjectmovementeng
dc.subjectcyberbodyworkeng
dc.titleCibercorpobra: o corpo em momentos transitóriospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.description.resumoO presente trabalho aborda, dentro das revisões da Teoria da Informação de Norbert Wiener, aspectos referentes às relações de comando e controle em sistemas propostos artisticamente em três obras de arte. Foi realizado um recorte de como os seus autores (artistas) tratam os processos que envolvem o corpo humano e o movimento, e de como as relações de comando e controle, dentre outros aspectos e questões referentes à Cibernética, vêm sendo revistas e exploradas artisticamente. A análise de cada obra foi feita em um momento distinto da Cibernética, e em cada momento foram abordados contextualmente os modos distintos de se tratar as questões discutidas. Após a análise do referencial teórico e da análise das obras The Ancestral Path: The DogMonkeysjourneythroughtheAmorphicSociety (1997), de Chico MacMurtrie, para o momento da cibernética programática analógica; MOVOTAR (2000), deStelarc, para o momento da cibernética randômica, e UnnamedSoundsculpture (2012), de Daniel Franke e Cedric Kiefer, para o momento da cibernética rizomática, foi possível perceber que a revisão da Teoria da Informação, como proposta por Wiener, era necessária, porque a questão do ruído sofreu uma alteração:ele passou a ser compreendido mais como redundância do que como estranhamento. Ao se rever as leis da termodinâmica, principalmente a sua segunda lei, que define que o ruído é inevitável e tende cada vez mais a aumentar, e assim todo sistema caminha para o caos, fica mais clara a noção de que era necessário fazer outra leitura da Teoria da Informação e, neste novo contexto, estabelecer então uma constante: a presença do ruído.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9607742209290355por
dc.contributor.advisor1Azevedo, Wilton Luiz dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1812469494223175por
dc.contributor.referee1Giora, Regina Célia Faria Amaropt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7987535061534762por
dc.contributor.referee2Sales, Cristiano dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8372496598169395por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3999/Dangela%20Nunes%20Abiorana.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1867/1/Dangela%20Nunes%20Abiorana.pdf


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