Show simple item record

dc.creatorBressan, Ricardopt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:42:12Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:10:44Z
dc.date.available2012-04-19pt_BR
dc.date.available2020-05-28T18:10:44Z
dc.date.issued2011-12-20pt_BR
dc.identifier.citationBRESSAN, Ricardo. O e-Learning na educação corporativa Mackenzie: uma parceria em construção. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24728
dc.description.abstractThis interdisciplinary study is an exploratory qualitative research that investigates the contributions and difficulties that the deployment of e-learning provided in the educational system in the Mackenzie Presbyterian Institute. The methodology used was qualitative exploratory, for which at all times we equip of data through consultation and analysis of company documents, questionnaire to student employees, interviews with managers of the institution. The theoretical reference that guided the analysis is based on the assumptions of the Knowledge Society, Distance Education and Organizational Culture. The results indicate changes in the attitudes of managers and staff, improving the training of persons involved, a significant increase in scope and frequency of training and development program and serving as a stimulus to other areas in the implementation of new distance learning courses. It Could infer that despite these contributions, we are faced with a scenario in which the human and technological infrastructure needs to be expanded. The study found, finally, there is need for inclusion of an awareness program with the leadership positioning the value of e-learning mode, the mass training to employees in order to familiarize them with the virtual environment for teaching and learning - Moodle, and the formalization of policies that strengthen and encourage participation in online courses. These needs are decisive factors for the consolidation of e-learning in the Mackenzie Presbyterian Institute.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação corporativapor
dc.subjecteducação à distânciapor
dc.subjecttecnologias da informação e comunicaçãopor
dc.subjecte-learningpor
dc.subjectambiente virtual de ensino e aprendizagem: moodle.por
dc.subjectcorporate educationeng
dc.subjectdistance educationeng
dc.subjectinformation and communication technologieseng
dc.subjecte-learningeng
dc.subjectvirtual environment for teaching and learningeng
dc.subjectmoodleeng
dc.titleO e-Learning na educação corporativa Mackenzie: uma parceria em construçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.description.resumoO presente estudo interdisciplinar trata de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório que investiga as contribuições e dificuldades que a implantação do e-learning desencadeou no sistema educacional do Instituto Presbiteriano Mackenzie. A metodologia utilizada foi a qualitativa exploratória, pela qual busca-se a todo o momento nos municiar de dados por meio de consultas e análise de documentos da empresa, questionários a funcionários-alunos e entrevistas a gestores da Instituição. O referencial teórico em que se pautou a análise está fundamentado nos pressupostos da Sociedade do Conhecimento, Educação à Distância e Cultura Organizacional. Os resultados apontam mudanças de atitudes nos gestores e funcionários, aperfeiçoamento na formação das pessoas envolvidas, aumento significativo na abrangência e na frequência do programa de treinamento e desenvolvimento e serve de estímulo para outras áreas na implantação de novos cursos à distância. Pôde se aferir que apesar destas contribuições, depara-se com um cenário em que a estrutura tecnológica e humana necessita ser ampliada. O trabalho constatou, por fim, que há necessidade de inserção de um programa de conscientização junto à liderança posicionando o valor da modalidade e-learning, de capacitação em massa aos funcionários, a fim de familiarizá-los com o ambiente virtual de ensino e aprendizagem Moodle e, a formalização de políticas que reforcem e incentivem a participação nos cursos on-line. Essas necessidades são fatores decisivos para a consolidação do e-learning no Instituto Presbiteriano Mackenzie.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2558779915980870por
dc.contributor.advisor1Peña, Maria de Los Dolores Jimenezpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9834111047842200por
dc.contributor.referee1Rizzo, Esmeraldapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2647388748577695por
dc.contributor.referee2Oliveira, Lucila Maria Pesce dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4867232275873194por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4045/Ricardo%20Bressan.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1836/1/Ricardo%20Bressan.pdf


Files in this item

FilesSizeFormatView

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record