Mito e automóvel: um estudo interdisciplinar
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2011-01-31
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Latorre, Pedro de Almeida
Orientador
Rizolli, Marcos
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Held, Maria Sílvia Barros de
Tiburi, Marcia Angelita
Tiburi, Marcia Angelita
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Este trabalho aborda o estudo da mítica no carro através do cinema simultaneamente passan-do pela história dos automóveis, utilizando como principal embasamento a teoria de Roland Barthes. Relata, entende e dá forma ao mito, explorando-o como fenômeno cultural, estabele-cendo uma relação entre a mítica do automóvel e o cinema. Mostra como o veículo tem um papel importante no cinema ajudando a construir os personagens e a ambientação do filme. Apresenta e analisa diversas tendências de personalização automotiva, relacionando-as ao contexto da cultura contemporânea e demonstrando-as como ferramentas para a criação do mito. Enfatiza as questões anteriormente abordadas, culminando em uma proposta de utilizar o mito como elemento criativo no processo de design, relacionando-o com o atual processo de design, por meio de conceitos como: forma e função, Gestalt, Design Thinking, Design de Experiência, Design Emocional e semântica no design de produto. Demonstra, também, uma possível metodologia interdisciplinar baseada no design emocional que se soma às metodolo-gias e conceitos existentes no intuito de facilitar a identificação ou a produção do mito
Descrição
Palavras-chave
mito , cinema , automóveis , personalização , design , interdisciplinaridade , myths , movies , cars , customizing , design , interdisciplinary
Assuntos Scopus
Citação
LATORRE, Pedro de Almeida. Mito e automóvel: um estudo interdisciplinar. 2011. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.