Adelpha Repositório DigitalAdelpha
    • About
    • Our policy
    • Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
    • Dissertações
    • Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
    • Dissertações
    • Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects
    This CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    Porque somos Helenas: uma passagem entre linguagens

    Thumbnail
    View/Open
    Maria Helena Machado Farina.pdf (2.207Mb)
    Date
    2011-08-26
    Author
    Farina, Maria Helena Machado
    Advisor
    Rizolli, Marcos
    Referee
    Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
    Referee
    Sartori, Janete de Andrade
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    A presente pesquisa consiste no estudo e registro da semiose na passagem da linguagem pictórica para a cênica de alguns autorretratos da pintora finlandesa Helene Schjerfbeck. Busca compreender o percurso criativo e o processo de construção e desconstrução existentes nesta passagem em um contexto de espaço e tempo diferentes. Registra o trabalho de criação em seu movimento, em sua forma imprecisa, problemática, instigante, com o intuito de trazer novas utilizações dos códigos da linguagem cênica, por meio do rompimento dos limites entre as linguagens artísticas, em que novas possibilidades criativas surgem. Constitui um desafio de comunicação e interação de universos próximos, porém distintos. Investiga de que maneira a síntese interpretativa da vida desta artista plástica em seus autorretratos pode ser transformada em expressão cênica, em personagem que se expressa principalmente por meio do corpo, do gesto, da face, do olhar. Pesquisa de que forma o que é envolvido pela moldura destes quadros, sob a visão de uma atriz, dirigida pelo encenador Fábio Vinasci, em um processo de criação cênica, pode ser transposto para a cena teatral. Assim, recupera a atribuição de sentido expresso na tela e vivifica-o na representação cênica
     
    La presente investigación consiste en el estudio y registro de la semiose en el pasaje del lenguaje pictórica para el escénico de algunos autorretratos de la pintora finlandesa Helene Schjerfbeck. Busca comprender el recorrido creativo y el proceso de construcción y desconstrucción existentes en este pasaje en un contexto de espacio y tiempo distintos. Registra el trabajo de creación en su movimiento, en su forma imprecisa, problemática, provocativo, con el intuito de traer nuevas traducciones de los códigos del lenguaje escénico, al través del rompimiento de los límites entre los lenguajes artísticos, en que nuevas posibilidades creativas surgen. Constituye un desafío de comunicación e interacción de universos próximos, pero distintos. Investiga de qué manera la síntesis interpretativa de la vida de esta artista plástica en sus autorretratos puede ser transformada en expresión escénica, en personaje que se expresa principalmente al través del cuerpo, del gesto, del rostro, del mirar. Investiga de qué forma lo que es envuelto por la moldura de estos cuadros bajo la mirada de una actriz orientada por el director Fábio Vinasci, en un proceso de creación escénica puede ser transpuesto para la escena teatral. Así, recupera la atribución de sentido expreso en el lienzo y lo vivifica en la representación escénica
     
    CNPq Area
    CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
    Citation
    FARINA, Maria Helena Machado. Porque somos Helenas: uma passagem entre linguagens. 2011. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
    URI
    http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24710
    Collections
    • Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis [507]

    Mackenzie
    Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Contact Us | Send Feedback
    DSpace Software Copyright © 2002-2020 Duraspace
     

     


    Mackenzie
    Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Contact Us | Send Feedback
    DSpace Software Copyright © 2002-2020 Duraspace