A questão do reconhecimento na construção da identidade docente à luz de Charles Taylor
Tipo
Dissertação
Data de publicação
2011-02-04
Periódico
Citações (Scopus)
Autores
Silva, Maria Alice Moreira
Orientador
Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Ambrogi, Ingrid Hötte
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
Esta dissertação de Mestrado investigou a problemática da construção da identidade
docente analisando as possibilidades de reconhecimento do trabalho do professor
nas organizações escolares, em especial das escolas públicas, tendo como
referencial teórico o filósofo canadense Charles Taylor. Nas organizações escolares,
onde estão presentes as relações de poder existem, como desdobramentos das
mesmas, aspectos relativos à autoridade, hierarquia (frutos de sua organização
burocrática) que se manifestam através de leis, decretos e papéis a que se
submetem os participantes do processo educativo. Para Taylor, o reconhecimento é
fundamental para a construção da identidade, o que não ocorre no isolamento, mas
no espaço de interlocução e com a contribuição significativa dos interlocutores
Desta maneira, ancorados nos ensinamentos taylorianos sobre reconhecimento e
construção de uma identidade, e sem perder de vista as organizações escolares
onde se encontra o professor, esta dissertação investigou as condições em que o
trabalho docente ocorre com a perspectiva de entender se existem possibilidades de
os pressupostos de Taylor serem, com relação à construção da identidade,
confirmados ou não. Estes foram os motivos pelos quais fomos levados a analisar os
conceitos de organização escolar, reconhecimento, identidade e trabalho docente
com o objetivo de criar um arcabouço teórico que nos permitisse adentrar no
universo escolar e, na perspectiva de entender o que ocorre em seu interior,
encontrar respostas para esta pesquisa. Para a realização deste trabalho foi muito
importante o encontro que tivemos com Charles Taylor, em Montreal, no Canadá,
em setembro 2010, porque a partir de seus argumentos produzimos as
considerações finais desta dissertação
Descrição
Palavras-chave
reconhecimento , identidade , relações de poder , organizações
escolares , recognition , identity , relations of power , school organizations
Assuntos Scopus
Citação
SILVA, Maria Alice Moreira. A questão do reconhecimento na construção da identidade docente à luz de Charles Taylor. 2011. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.