Show simple item record

dc.contributor.advisorTancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
dc.contributor.authorTeixeira, Tanija Mara de Souza Maria
dc.date.accessioned2016-03-15T19:41:58Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:10:38Z
dc.date.available2011-01-31
dc.date.available2020-05-28T18:10:38Z
dc.date.issued2010-11-16
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24690
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo apresentar a compreensão acerca do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores- PROFA, por parte de professoras alfabetizadoras da Rede Estadual de Ensino de São Paulo e a tradução dessa compreensão para as salas de aula. Busco conhecer o caminho de apropriação de saberes teóricos- ráticos percorrido por professoras alfabetizadoras desde a participação em cursos de formação do PROFA até a possível implementação desses conhecimentos na alfabetização cotidiana, de modo a analisar como ocorre a implementação dessa proposta nos anos iniciais da escolarização. Sendo o PROFA uma política pública educacional de formação docente torna-se imperativo a abordagem desses temas no contexto em que se insere o trabalho. O referencial teórico abrange, com relação às políticas públicas, predominantemente, Dror e com relação à formação e atuação de professores, diversos autores. Os dados foram construídos a partir de narrativas escritas das professoras alfabetizadoras participantes, colhidas em questionário com perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados foi pautada em categorias que relacionavam o PROFA política pública de formação continuada de professores alfabetizadores com a prática dos professores alfabetizadores. Com relação aos resultados, destacam-se análise do PROFA, enquanto política pública de formação e apontamentos acerca do uso do mesmo no cotidiano escolar.
dc.description.abstractThe present study has as objective to introduce the comprehension about of the Program of Formation of Alphabetizer Teachers PROFA through of alphabetizing teachers of the São Paulo s State System of Teaching and the translation of this comprehension to the classroom. In this investigation I seek to show (and also to know) the way of appropriation of theoretical/practical knowledges passed by the alphabetizer teachers since the participation in the courses of formation of the PROFA until the possible implementation of these knowledges in the quotidian alphabetizing, with the intention of analysing how occurs the implementation of this proposal in the initial years of the escolarization. Being the PROFA an educational public political of teaching formation becomes imperative the approach of these themes in the context in that insert itself the labour. The theoretical referential includes, with relation to the public political, among Dror, and with relation to the formation and action of teachers, different author. The informations were built through of written narratives of the participant alphabetizing teachers, gathered in questionnaire with open and close questions. The analysis of the informations was ruled in categories that connected the PROFA public political of continuous formation of alphabetizing teachers with the practice of the alphabetizing teachers. With relation to the results detach themselves the analysis of the PROFA, while public political of formation and annotations about the use of the PROFA in the school daily.
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectformação de professores alfabetizadores
dc.subjectatuação de professores alfabetizadores
dc.subjectPROFA (Programa de Formação de Professores Alfabetizadores)
dc.subjectpolíticas públicas educacionais
dc.subjectformation of alphabetizing teachers
dc.subjectaction of alphabetizing teachers
dc.subjectPROFA (Program of Formation of Alphabetizer Teachers)
dc.subjecteducational public politicals
dc.titlePROFA: olhares de professores alfabetizadores
dc.typeDissertação
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0671052051046409
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7581179241493847
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3945/Tanija%20Mara%20de%20Souza%20Maria%20Teixeira.pdf.jpg
local.contributor.board1Ambrogi, Ingrid Hötte
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989
local.contributor.board2Monteiro, Hilda Maria
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7769910165417054
local.publisher.countryBR
local.publisher.departmentEducação, Arte e História
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programEducação, Arte e História da Cultura


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record