Aprendizagem da docência: a língua inglesa no ensino superior tecnológico: experiências, práticas e desafios

View/ Open
Date
2017-06-13Author
Ramirez, Rodrigo Avella
Advisor
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Referee
Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Referee
Ambrogi, Ingrid Hotte
Referee
Peterossi, Helena Gemignani
Referee
Reali, Aline de Medeiros Rodrigues
Metadata
Show full item recordAbstract
Teacher education and professional development are not limited to the initial phases
of teaching, or to prescriptive models of training. The professional daily life of the
teacher is marked by practices and challenges resulting from the most varied
experiences lived, though, rarely socialized. Having the professional experience as
the guiding principle of this work; the professor, in his place of work, is regarded as
the main producer of knowledge upon his own pedagogical practice. The theoretical
background draws on theories that have in the epistemology of the practice its
foundation, such as: knowledge base of teaching and the process of pedagogical
reasoning; collaborative groups and learning communities; reflexive practice and
narrative inquiry. In particular, this work focuses on a group of four experienced
English language teachers working in higher education at a public and technology
school. From a collaborative perspective of work, it is sought to understand how this
group analyzes their learning, their pedagogical practices and contributions derived
from the actions exerted by the group itself as a space for the development of
teaching. In light of that, a research of a qualitative nature is employed, adopting
narrative inquiry as a methodological strategy. Over the course of eight months,
biweekly, collective and individual meetings were recorded and transcribed, which
came later to compose the field texts used as data collection. The analysis of
collective narratives and individual life histories is in accordance with the concept of
three-dimensional narrative space (Clandinin & Connelly, 2015) and confirm the
group as a conducive environment to foster the development of landscapes of
professional knowledge.
Summary
A aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente não se limitam às fases
iniciais da docência, nem a modelos prescritivos de treinamento. O cotidiano
profissional do professor é marcado por práticas e desafios resultantes das mais
variadas experiências vivenciadas, porém, poucas vezes socializadas. Tendo a
experiência profissional como eixo norteador deste trabalho; considera-se, o
professor, em seu local de trabalho, como o principal produtor de conhecimentos
sobre sua própria prática docente. Como referencial teórico, utilizam-se teorias que
têm na epistemologia da prática o seu alicerce, tais como: base de conhecimento
para o ensino e processo de raciocínio pedagógico; grupos colaborativos e
comunidades de aprendizagem; professor reflexivo e postura investigativa.
Particularmente, este trabalho atenta para um grupo de quatro professores
experientes de língua inglesa que atuam no ensino superior, público e tecnológico. A
partir de uma perspectiva colaborativa de trabalho, busca-se compreender como
esse grupo analisa suas aprendizagens, suas práticas pedagógicas e as próprias
contribuições das ações exercidas pelo grupo como espaço de desenvolvimento da
docência. Para tanto, constitui-se uma pesquisa de natureza qualitativa, que adota
como estratégia metodológica a pesquisa narrativa. Ao longo de oito meses,
encontros quinzenais, coletivos e individuais, foram gravados e transcritos os quais
vêm a compor os textos de campo usados como coleta de dados. A análise das
narrativas coletivas e das histórias de vida individual dá-se de acordo com o conceito
de espaço tridimensional da narrativa (Clandinin & Connelly, 2015) e confirmam o
grupo como um espaço de formação que potencializa o desenvolvimento de
paisagens de conhecimento profissional.
CNPq Area
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Citation
RAMIREZ, Rodrigo Avella. Aprendizagem da docência : a língua inglesa no ensino superior tecnológico : experiências, práticas e desafios. 2017. 215 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.