Show simple item record

dc.contributor.advisorAmbrogi, Ingrid Hötte
dc.contributor.authorPinto, Paulo Rodrigo Ranieri Dias Martino
dc.date.accessioned2016-03-15T19:44:48Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:09:49Z
dc.date.available2015-07-27
dc.date.available2020-05-28T18:09:49Z
dc.date.issued2015-02-23
dc.identifier.citationPINTO, Paulo Rodrigo Ranieri Dias Martino. O uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limites. 2015. 147 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24606
dc.description.abstractThe backdrop that houses the education and the teaching-learning relationship in this second decade of this century reveals fast technological advances and difficult to be tracked, and an evolution in the connection concept that allows even greater changes in the field of mobility, facilitated by the popularity of mobile devices such as cell phones and tablets. This study aimed to find clues to indicate that technological devices are leading to the classrooms and these institutions are pedagogically thinking student activities that use these devices. The multiple case study in schools in São Paulo allowed to realize what methods are adopted by institutions in training their teachers and the experiences with the students. It was concluded that education can currently be seen as social-connectivity, originating from constructivism, there is not wide training for teachers neither many examples of pedagogically designed activities, and different ways of using the devices, according with age and discipline. The study show the need to have continuity in the research and other work in this area.
dc.description.abstractO cenário que abriga a educação e a relação ensino-aprendizagem nesta segunda década do século XXI revela avanços tecnológicos velozes e difíceis de serem acompanhados, além de uma evolução no conceito de conexão que permite mudanças ainda maiores no campo da mobilidade, facilitadas pela popularização dos dispositivos que temos à palma das nossas mãos, como os celulares e os tablets. O presente trabalho buscou contribuir ao encontrar pistas a indicar que dispositivos tecnológicos as escolas estão levando para as salas de aula e se estas instituições estão pensando pedagogicamente as atividades dos alunos que se utilizam destes aparelhos. O estudo múltiplo de casos em escolas de São Paulo permitiu perceber que métodos são adotados pelas instituições na formação dos seus professores (quando há) e nas experiências com os alunos. Concluiu-se, entre outras coisas, que a educação pode ser vista atualmente como sócio-conectiva com origem no construtivismo, há não há larga formação aos docentes nem muitos exemplos de atividades pedagogicamente pensadas, além de diferentes maneiras de utilização dos dispositivos, de acordo com a faixa etária e a disciplina. O estudo reforça a necessidade de se haver uma continuidade na pesquisa e outros trabalhos nesta área.
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjecteducação
dc.subjectTICs
dc.subjectdispositivos móveis
dc.subjectensino-aprendizagem
dc.subjecteducation
dc.subjectICTs
dc.subjectmobile devices
dc.subjectteaching-learning
dc.titleO uso limitado de dispositivos móveis em sala de aula por uma geração sem limites
dc.typeTese
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2370765933159965
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4172/Paulo%20Rodrigo%20Ranieri%20Dias%20Martino%20Pinto.pdf.jpg
local.contributor.board1Hardagh, Claudia Coelho
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4855101093806729
local.contributor.board2Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9834111047842200
local.publisher.countryBR
local.publisher.departmentEducação, Arte e História
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programEducação, Arte e História da Cultura
local.contributor.board3Allegretti, Sônia Maria de Macedo
local.contributor.board4Andrade, Maria de Fátima Ramos de
local.contributor.board3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8678853721350456
local.contributor.board4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2272192785424412


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record