Show simple item record

dc.contributor.advisorContier, Arnaldo Daraya
dc.contributor.authorGregoris, Sílvia Regina
dc.date.accessioned2016-03-15T19:44:10Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:09:45Z
dc.date.available2013-12-14
dc.date.available2020-05-28T18:09:45Z
dc.date.issued2012-08-17
dc.identifier.citationGREGORIS, Sílvia Regina. Revista Zupi Design e a comunicação visual na contemporaneidade (2006-2010). 2012. 173 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24586
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo conhecer e avaliar a produção intelectual e gráfica presente nas ilustrações das capas da Revista Zupi Design em sua contemporaneidade (2006-2010). Para analisar seu significado e representatividade enquanto produção artística contemporânea trata as edições como objeto de análise: tema a ser historicizado e também como fonte, que subsidia a pesquisa por meio do suporte documental por elas fornecido. Algumas questões, vindas de nossa atuação profissional com alunos de primeiros semestres da graduação em curso de Publicidade, buscaram respostas por intermédio de questionários, com o objetivo de investigar se o periódico pode vir a ser utilizado como estratégia de ensino-aprendizagem em sala de aula. Usando como material motivador as edições do periódico, foram realizadas análises e interpretações junto a três turmas da disciplina Desenho I. O estudo da Revista Zupi Design dentro de um período relativamente curto de existência privilegiou como temas: pontos de convergência entre o projeto editorial e as realizações artísticas; a coerência entre a expressão gráfica das capas e o discurso apresentado por seus autores e a recepção do periódico por seu público leitor. Nosso referencial teórico é fornecido por intermédio de diálogos entre estudiosos da História Cultural, que nos dá suporte. A elaboração de tabelas permitiu um levantamento minucioso dos aspectos aos quais nos propusemos estudar: a utilização do periódico como suporte estratégico em aulas de Desenho no curso Publicidade.
dc.description.abstractThis study aims to understand and evaluate the intellectual and graphical production that is illustrated in the Hoods Zupi Design Magazine in its contemporary (2006-2010). To analyze its significance and representativeness as a contemporary artistic production deals with such issues as the object of analysis: theme to be historicized and treating them as a source, which subsidizes research through the supporting documentation provided by them. Some questions, coming from our professional activities with students of first semesters of undergraduate course in Advertising search for answers through questionnaires to investigate whether the journal might be used as a strategy for teaching and learning in the classroom. Using issues of the journal as a motivating material, were performed analyzes and interpretations with three groups of discipline Drawing I. The study of Zupi Design Magazine within a relatively short period of existence has privileged themes as: points of convergence between the editorial project and artistic achievements, the coherence between the covers of graphic expression and the speech presented by its authors and the receipt of the journal for their readership. Our theoretical framework is provided by means of dialogue between scholars of Cultural History, which supports us. The preparation of tables allowed a detailed survey of the aspects to which we propose to study: the use of the magazine as a strategic support in Drawing course in Advertising.
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectcomunicação visual e contemporaneidade
dc.subjectensino-aprendizagem de arte
dc.subjectestudo de periódicos
dc.subjectrevista Zupi Design
dc.subjectprática pedagógica
dc.subjectvisual communication and contemporary artistic production
dc.subjectteaching and learning of art, study journals
dc.subjectZupi Design
dc.subjectpedagogical practice
dc.titleRevista Zupi Design e a comunicação visual na contemporaneidade (2006-2010)
dc.typeTese
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1023253855166881
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4480300676683430
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3774/Silvia%20Regina%20Gregoris.pdf.jpg
local.contributor.board1Rizzo, Esmeralda
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2647388748577695
local.contributor.board2Luca, Tania Regina de
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4332049365505182
local.publisher.countryBR
local.publisher.departmentEducação, Arte e História
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programEducação, Arte e História da Cultura
local.contributor.board3Dohme, Vania D'angelo
local.contributor.board4Batista, Rosana
local.contributor.board3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0433537341434859
local.contributor.board4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2567706339313166


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record