Fronteiras instáveis: inautenticidade intercultural na escola de Foz do Iguaçu
Tipo
Tese
Data
2011-12-19
Autores
Carvalho, Francione Oliveira
Orientador
Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Membros da banca
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
Sant´anna, Maria Clotilde Perez Rodrigues Bairon
Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Sant´anna, Maria Clotilde Perez Rodrigues Bairon
Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Programa
Educação, Arte e História da Cultura
Resumo
A investigação parte da tese de que a integração cultural presente no
imaginário social de Foz do Iguaçu, cidade brasileira de tríplice fronteira
localizada no oeste do estado do Paraná, é mais uma construção política e
ideológica do que uma expressão autêntica dos habitantes desta cidade. O
recorte investigativo se dá a partir das relações sociais estabelecidas entre os
habitantes de Foz do Iguaçu e os vizinhos da fronteira argentina, na cidade de
Puerto Iguazú, e os moradores da cidade brasileira com os imigrantes de
origem árabe. Tendo o Programa Escolas Bilíngues de Fronteira (PEBF) e a
Escola Libanesa Brasileira como locais privilegiados da investigação. A partir
de Charles Taylor, compreendemos a inautenticidade como ação alienada do
sujeito, a falta de percepção sobre as configurações morais e elos referenciais
significativos que formam a sua identidade. A percepção que os sujeitos
possuem de si mesmos depende de estruturas cognitivas, afinidades comuns e
outras qualificações inscritas num cenário que surge das interações com os
diversos grupos sociais. Ao ficar alheios a esta percepção, os sujeitos acabam
se movendo no espaço público de forma imprecisa e sem autenticidade.
Acredita-se que a inautenticidade intercultural faz com os sujeitos de culturas
diversas produzam ações ou práticas mais próximas do protocolo e da
institucionalização da cultura do que do contato qualificado com o outro,
criando relações instáveis e permeadas por poder e pela necessidade de
reconhecimento identitário
Descrição
Palavras-chave
Foz do Iguaçu , fronteira , inautenticidade intercultural , escola , Foz do Iguaçu , border , intercultural inauthenticity , school
Citação
CARVALHO, Francione Oliveira. Fronteiras instáveis: inautenticidade intercultural na
escola de Foz do Iguaçu. 2011. 166 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.