Show simple item record

dc.contributor.advisorBlascovi-Assis, Silvana Maria
dc.contributor.authorQuedas, Carolina Lourenço Reis
dc.date.accessioned2019-10-17T15:39:25Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:09:26Z
dc.date.available2020-05-28T18:09:26Z
dc.date.issued2019-08-13
dc.identifier.citationQUEDAS, Carolina Lourenço Reis. Adaptação transcultural do MABC-2 e avaliação de crianças com Transtorno do Espectro Autista entre 7 e 10 anos. 2019. 77 f. Tese (Doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2019.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24576
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se por um transtorno do neurodesenvolvimento que acarreta prejuízos sociais, comportamentais e de comunicação. O desenvolvimento motor não faz parte dos critérios de diagnóstico, porém, não é menos importante do que outros aspectos e deve ser considerado no processo de avaliação e intervenção da criança com TEA. Objetivos: Realizar tradução e adaptação transcultural da versão no idioma Português/Portugal para o Português/Brasil da escala Movement Assessment Battery for Children-2 (MABC-2), Banda-2 para a faixa etária de 7 a 10 anos e testar a versão traduzida em crianças com TEA do sexo masculino, verificando as necessidades de adaptações da escala para este público, bem como a influência do nível de inteligência nos escores das tarefas motoras. Método: O estudo foi realizado em três etapas: Etapa 1: tradução e adaptação transcultural da escala MABC-2 do idioma português de Portugal para o português do Brasil; Etapa 2: Avaliação de 10 participantes com TEA pela MABC-2 traduzida para análise de confiabilidade inter e intra examinadores e proposta de adaptações para o uso do instrumento com essa população; Etapa 3: avaliação de 30 crianças que apresentavam laudo de TEA, as quais foram indicadas pelas escolas e instituições participantes. Foi aplicado o teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPR) para critérios de inclusão e a MABC-2. Resultados e Discussão: A escala MABC-2, no idioma português do Brasil foi disponibilizada para a Editora Pearson, que detém agora direitos reservados sobre esta versão. Foi possível aplicar a escala em crianças com TEA a partir de registros em filmagem, com adaptação na mediação do tempo e do número de vezes do treinamento da tarefa. A análise das filmagens por dois avaliadores apresentou boa confiabilidade inter e intra examinadores. Na terceira etapa, quando foi realizada a correlação entre os escores da MABC-2 e da MPR observou-se que as correlações com os escores padrão entre os domínios avaliados pela MABC-2 e os resultados do MPR mostraram ser média para DM (r=0,454, p=0,012) e EQ (r=0,324, p=0,081) e pequena para J&P (r=0,170, p=0,368). Pelo sistema semáforo ficou evidenciado que o grupo estudado apresentou escores baixos, com 83% dos avaliados classificados na zona vermelha, o que representa dificuldade motora significativa. Conclusão: O uso da MABC-2 possibilitou identificar algumas adaptações que podem favorecer a avaliação motora no grupo estudado. Os testes de correlação entre os escores do MPR e as habilidades motoras mostraram que o grau de inteligência parece influenciar o desempenho motor. Considera-se, a partir dos dados obtidos, a relevância de estudos e avaliações na área motora para crianças com TEA, a fim de que possam ser caracterizadas as necessidades de apoio psicomotor para este grupo, minimizando os fatores que podem interferir no desempenho de tarefas motoras e, consequentemente, em seu desenvolvimento global.
dc.description.abstractAutistic Spectrum Disorder (ASD) is characterized by a neurodevelopmental disorder that causes social, behavioral and communication impairments. Motor development is not part of the diagnostic criteria, but it is no less important than other aspects and should be considered in the assessment and intervention process of children with ASD. Objectives: Perform translation and cross-cultural adaptation of the Portuguese / Portugal to Portuguese / Brazil version of the Movement Assessment Battery for Children-2 (MABC-2-2) scale, Band-2 for the 7-10 year age group and test the version translated in children with male ASD, checking the need for scale adaptations for this audience, as well as the influence of intelligence level on motor task scores. Method: The study was conducted in three stages: Step 1: Translation and cross-cultural adaptation of the MABC-2-2 scale from Portuguese from Portugal to Brazilian Portuguese; Step 2: Evaluation of 10 participants with ASD by MABC-2-2 translated to inter and intra-examiner reliability analysis and proposal of adaptations for the use of the instrument with this population; Step 3: Evaluation of 30 children who presented ASD report, which were indicated by the participating schools and institutions. The Raven Color Progressive Matrices (MPR) test was applied for inclusion criteria and the MABC-2-2. Results and Discussion: The MABC-2-2 scale, in the Brazilian Portuguese language, was made available to Pearson Publishing House, which now has copyright to this version. It was possible to apply the scale in children with ASD from filming records, adapting the time and number of times of task training. Filming analysis by two evaluators showed good inter and intra-examiner reliability. In the third stage, when the correlation between the MABC-2-2 and MPR scores was performed, it was observed that the correlations with the standard scores between the domains evaluated by MABC-2-2 and the MPR results showed to be mean for DM (r = 0.454, p = 0.012) and EQ (r = 0.324, p = 0.081) and small for J&P (r = 0.170, p = 0.368). The traffic light system showed that the study group had low scores, with 83% of the evaluated classified in the red zone, which represents significant motor difficulty. Conclusion: The use of MABC-2-2 made it possible to identify some adaptations that may favor motor assessment in the study group. Correlation tests between MPR scores and motor skills showed that the degree of intelligence seems to influence motor performance. Based on the data obtained, it is considered the relevance of studies and evaluations in the motor area for children with ASD, so that the needs of psychomotor support for this group can be characterized, minimizing the factors that may interfere in the performance of tasks. and, consequently, in its global development.
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectdesempenho psicomotor
dc.subjecthabilidades motoras
dc.subjecttranstorno do espectro autista
dc.titleAdaptação transcultural do MABC-2 e avaliação de crianças com Transtorno do Espectro Autista entre 7 e 10 anos
dc.typeTese
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
dc.contributor.advisor-co1D’Antino, Maria Eloísa Famá
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5542928514968820
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4663810522973840
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6553900966729412
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/19974/Carolina%20Louren%c3%a7o%20Reis%20Quedas.pdf.jpg
dc.keywordspsychomotor performance
dc.keywordsmotor skills
dc.keywordsautistic spectrum disorder
local.contributor.board1Brunoni, Décio
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6245382294135211
local.contributor.board2Rocha, Marina Monzani da
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6765747992813196
local.publisher.countryBrasil
local.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimento
local.contributor.board3Brum, Evanisa Helena Maio
local.contributor.board4Basso, Luciano
local.contributor.board3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5727102965213985
local.contributor.board4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7953995903257137


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Acesso Aberto
Except where otherwise noted, this item's license is described as Acesso Aberto