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dc.creatorZaqueu, Livia da Conceição Costa
dc.date.accessioned2017-02-01T21:54:13Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:09:21Z
dc.date.available2020-05-28T18:09:21Z
dc.date.issued2015-09-24
dc.identifier.citationZAQUEU, Livia da Conceição Costa. Fatores educacionais e psicossociais associados a indicadores de deficiências de crianças/adolescentes de quatro municípios brasileiros. 2015. 129 f. Tese (Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.por
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24546
dc.description.abstractThis thesis aimed to: (1) To estimate the risk indicators of rate of disability and according to four types (intellectual, visual, motor and auditory) in a sample of school children 6 to 16 years in four cities from four regions of Brazil; (2) Know educational and psychosocial factors of the same sample of children and adolescents associated with the four types of disability risk indicators. The method consists of cross-sectional study. The following instruments were used: Ten Questions Questionnaire consisting of 10 questions to detect disability indicators; sociodemographic questionnaire; Academic Performance Test; Kiddie-Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia-Present and Lifetime (K-SADS) for psychiatric diagnosis. Wechsler Intelligence Scale for Children (WISC III) to assess the intellectual capacity of children. The prevalence of disability indicators was 41.4% (N=694). The highest percentage was of intellectual disabilities (24.8%), followed by visual (15.1%). Logistic regression revealed statistically significant associations between: (1) visual disability and depression (p=0.006) and academic performance (p=0.030); (2) hearing disability and physical punishment (p = 0.003); (3) intellectual disability and anxiety (p = 0.002), depression (p = 0.007), attention deficit disorder and hyperactivity (p<0.001), repetition (p<0.001) and academic performance (p<0.001); (4) motor and academic performance (p=0.032). We concluded that different psychosocial and educational factors were associated with different indicators of disabilities, thus requiring specific interventions and specialized educational care for the specific needs presented by children/adolescents, both in educational and mental health spheres.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopor
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulopor
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectdeficiênciapor
dc.subjectprevalênciapor
dc.subjectcriançapor
dc.subjectadolescentepor
dc.subjectestudos transversaispor
dc.titleFatores educacionais e psicossociais associados a indicadores de deficiências de crianças/adolescentes de quatro municípios brasileirospor
dc.typeTesepor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)por
dc.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimentopor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.description.resumoA presente tese teve como objetivos: (1) Estimar a taxa de indicadores de risco de deficiência global e de acordo com quatro tipos (intelectual, visual, motora e auditiva) numa amostra de escolares de 6 a 16 anos de quatro municípios pertencentes a quatro regiões do Brasil; (2) Conhecer fatores educacionais e psicossociais dessa mesma amostra de crianças e adolescentes associados aos quatro tipos de indicadores de risco de deficiência. Quanto ao método, trata-se de um estudo de corte transversal. Os instrumentos utilizados foram: Ten Questions Questionnaire composto por 10 perguntas para detectar indicadores de deficiência; questionário sociodemografico; Teste de Desempenho Acadêmico; Kiddie-Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia-Present and Lifetime (K-SADS), para diagnóstico psiquiátrico. Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC III) para avaliar a capacidade intelectiva de crianças. A frequência de indicadores de deficiência foi de 41,4% (N=694). A maior porcentagem foi de deficiência intelectual (24,8%), seguida de visual (15,1%). O modelo final de regressão logística constatou associações estatisticamente significantes: (1) de deficiência visual com depressão (p=0,006) e desempenho acadêmico (p=0,030); (2) de deficiência auditiva com punição física (p=0,003); (3) de deficiência intelectual com ansiedade (p=0,002), depressão (p=0,007), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (p<0,001), repetência (p<0,001) e desempenho acadêmico (p<0,001); e (4) de deficiência motora com repetência (p=0,032). Conclui-se que diferentes fatores psicossociais e educacionais estão associados a diferentes indicadores de deficiências, de modo que intervenções específicas e atendimento educacional especializado se fazem necessários frente a cada necessidade apresentada por crianças/adolescentes, tanto no âmbito educacional quanto no da saúde mental.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8327620256183656por
dc.contributor.advisor1Paula, Cristiane Silvestre de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8241114701792148por
dc.contributor.referee1Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1500695593391363por
dc.contributor.referee2Brunoni, Decio
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6245382294135211por
dc.contributor.referee3Franco, Vitor Daniel Ferreira
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0418886518752830por
dc.contributor.referee4Arita, Fernando Norio
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9184566391156671por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/12864/Livia%20da%20Concei%c3%a7%c3%a3o%20Costa%20Zaqueu.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/3003/5/Livia%20da%20Concei%C3%A7%C3%A3o%20Costa%20Zaqueu.pdf
dc.keywordsdisabilityeng
dc.keywordsprevalenceeng
dc.keywordschildreneng
dc.keywordsadolescentseng
dc.keywordscross-sectional studieseng


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