Show simple item record

dc.contributor.advisorCarreiro, Luiz Renato Rodrigues
dc.contributor.authorAraújo, Marcos Vinícius de
dc.date.accessioned2016-03-15T19:41:13Z
dc.date.accessioned2020-05-28T18:09:14Z
dc.date.available2012-04-12
dc.date.available2020-05-28T18:09:14Z
dc.date.issued2012-02-01
dc.identifier.citationARAÚJO, Marcos Vinícius de. Behavioral management by the teacher in classroom context with students identified with ADHD: development, implementation and assessment of an intervention guide. 2012. 237 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24512
dc.description.abstractO Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é descrito, segundo o DSM-IV TR, como um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade mais frequente e grave do que o observado em indivíduos de mesma faixa etária. Tal condição, muitas vezes, pode prejudicar o processo educacional dessas pessoas. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e implementar procedimentos de manejo comportamental no contexto de sala de aula e avaliar seus efeitos em alunos com TDAH. Para isso, foi utilizado o referencial teórico da Análise do Comportamento. Para avaliar o perfil comportamental dos participantes, foram utilizados inventários específicos (CBCL/6-18, para pais e TRF/6-18 e Escala Benczik de TDAH para professores), além de observação em sala de aula, a partir de um protocolo elaborado pelo próprio pesquisador. Participaram do estudo oito crianças do Ensino Fundamental da cidade de São Paulo diagnosticadas com TDAH. Foi elaborado um programa de treinamento com os professores para manejo comportamental em sala de aula, sob a forma de um Guia que foi aplicado em quatro dessas crianças (Grupo Experimental - GE). Os resultados foram posteriormente comparados ao grupo controle (GC), formado pelas outras quatro crianças. O Guia baseou-se na utilização de estratégias de controle de estímulos e de reforçadores. Como resultado, verificou-se que a realização de sessões de observação, somada aos relatos de pais e professores, trouxe grande contribuição para o estabelecimento do perfil comportamental dos participantes deste estudo. Ao se comparar o GE com o GC, verificou-se, na maioria dos alunos do GE, diminuição da frequência de comportamentos relacionados à desatenção e à hiperatividade, considerados incompatíveis com o processo de aprendizagem na escola; em contrapartida, no GC verificou-se aumento da frequência desses comportamentos. Tais resultados indicam a eficácia do Guia, mediante mudanças simples em procedimentos em sala de aula. Após a implementação desses procedimentos verificou-se, no decorrer das semanas, um aumento gradual na sua utilização pelo professor. Conclui-se que a aplicação do Guia, nos casos descritos neste trabalho, se mostrou viável e eficaz no manejo de diversos comportamentos relacionados à desatenção e à hiperatividade, assim como de outros problemas de comportamento comumente associados ao TDAH.
dc.description.abstractAttention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is described, according to DSM-IV TR, as a persistent pattern of inattention and/or hyperactivity that is more frequently displayed and is more severe than observed in individuals of the same age. Such condition often impairs the individual‟s educational process. This research aimed at developing and implementing behavioral management procedures in classroom context and assessing their effects in ADHD students. To do so, we resorted to the theory of Behavior Analysis. To assess the behavioral profile of participants, specific inventories were used (CBCL/6-18 for parents and TRF/6-18 and Benczik scale for teachers), as well as classroom observation based on a protocol elaborated by the researcher himself. Eight children participated in the study. All of them are Elementary School students from São Paulo and have been diagnosed with ADHD. A training program for teachers was elaborated to classroom behavioral management on the form of a Guide, which was used with four of the children (Experimental Group EG). Results were subsequently compared to Control Group (CG), formed by remaining four children. The Guide was based on the use of stimulus control strategies and reinforcers. The results show that observation sessions added by parents and teachers reports are significantly useful for establishing the participants‟ behavioral profile. When comparing EG and CG it was verified that most EG students had a decrease of the frequency of inattention and hyperactivity behaviors, which are incompatible with learning process at school; on the other hand, CG presented an increase in the frequency of such behaviors. These results indicate the efficiency of the Guide through simple changes in classroom procedures. After the implementation of these procedures it was verified, along the weeks, a gradual increase of its use by the teacher. We conclude that the application of the Guide, in the cases described in this work, has proved feasible and effective for the management of several behaviors related to inattention and hyperactivity, as well as of other behavioral problems commonly associated to ADHD.
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisa
dc.formatapplication/pdf
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenzie
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectanálise do comportamento
dc.subjectmanejo comportamental
dc.subjectTDAH
dc.subjectprotocolo de observação
dc.subjectguia de intervenção
dc.subjectbehavior analysis
dc.subjectbehavioral management
dc.subjectADHD
dc.subjectobservation protocol
dc.subjectintervention guide
dc.titleManejo comportamental pelo professor no contexto de sala de aula de alunos identificados com TDAH: desenvolvimento, implementação e avaliação de guia de intervenção
dc.title.alternativeBehavioral management by the teacher in classroom context with students identified with ADHD: development, implementation and assessment of an intervention guide
dc.typeTese
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1336428563929351
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0203967709311323
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2645/Marcos%20Vinicius%20de%20Araujo.pdf.jpg
local.contributor.board1Carvalho, Alex Moreira
local.contributor.board1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0423487266873659
local.contributor.board2Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz
local.contributor.board2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1500695593391363
local.publisher.countryBR
local.publisher.departmentPsicologia
local.publisher.initialsUPM
local.publisher.programDistúrbios do Desenvolvimento
local.contributor.board3Hübner, Maria Martha Costa
local.contributor.board4Bertolla, Márcia Helena da Silva Melo
local.contributor.board3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5197268131243516
local.contributor.board4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9056547581744982


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record